Na última sexta-feira, 09, o Observador Certificado Internacional, Nelson Mabjeca, participou do programa Manhãs Alegres, da Soico Televisão, emissora moçambicana. O especialista falou sobre a segurança das crianças dentro do carro e também abordou os trabalhos da Associação Criança Segura Moçambique, no qual é o fundador.
Aos apresentadores, Zito Sengulane e Yara da Silva, Nelson Mabjeca falou sobre os dispositivos que são obrigatórios nos carros, quando crianças são transportadas. O Observador Certificado Internacional abordou a utilização do bebê conforto, das cadeirinhas e também falou sobre os assentos de elevação. Além disso, Mabjeca explicou sobre a importância da instalação correta destes equipamentos, sempre prestando atenção nos manuais de utilização.
Além de abordar os equipamentos necessários para a segurança do transportes de crianças, o Observador Certificado falou da importância da utilização dos cintos, em todas as idades. “Muitos jovens utilizam o cinto somente para fugir das autoridades locais e para escapar das multas. É necessário que todos utilizem os cintos de segurança. É obrigatório”, comentou Nelson.
O Observador ainda falou sobre a Associação Criança Segura Moçambique, projeto no qual debruça seus esforços. A entidade é uma organização sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover a segurança da criança e do adolescente no trânsito. A ONG foi fundada pelo Observador Certificado, em 2014, e tem uma parceria importante com a Safe Kids Worldwide, uma das maiores organizações que trabalham em prol da vida infantil. Além da ligação com o órgão norte-americano, o projeto moçambicano representa o Observatório Nacional de Segurança Viária, no país africano. "Quando falamos de segurança viária, utilizamos o Brasil como espelho. Eles levam a sério o assunto. Por isso decidimos abraçar o assunto aqui em Moçambique", disse o Observador.
Por fim, Nelson Mabjeca terminou sua participação no programa moçambicano com uma importante mensagem. "Para todos que forem transportar suas crianças dentro do carro, lembre-se que proteger as crianças dos acidentes de trânsito é proteger um sonho. Então, cuidem dos seus filhos e de sua família. É tudo que temos", finalizou Nelson.
Assista à matéria completa: https://tinyurl.com/3bpr3x2p
1/2
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.