O Observador Certificado e Presidente do CETRAN-SP, Dr. Frederico Pierotti, falou, nesta última terça-feira (06), ao Primeiro Impacto, do SBT. O assunto abordado na reportagem foi o aumento de mortes no trânsito em 2024, no estado de São Paulo e a relação deste crescimento com o uso de álcool e celular ao volante.
A reportagem do jornal matinal abordou os números de mortes decorridos de sinistros de trânsitos. De acordo com o material exibido no programa, só no primeiro semestre de 2024 foram 520 óbitos no trânsito, no estado de Sâo Paulo. Com entrevistas que envolviam a mãe de uma vítima, um pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Observador Certificado e Presidente do CETRAN-SP, Dr. Frederico Pierotti, o Primeiro Impacto apresentou números e marcas que ilustram o trágico número de mortes. Além disso, o programa trouxe o perfil das vitimas de sinistros no estado, em sua maioria motociclistas e jovens de até 29 anos de idade.
De acordo com a reportagem, dentre os principais causadores de sinistros de trânsito estão o uso do álcool e também a utilização do celular enquanto dirige.
Para o Observador Certificado, Frederico Pierotti, o celular atinge de forma negativa tanto motoristas como pedestres. "O celular é um grande desafio. Esse desafio vai além do carro, visto que o pedestre anda olhando para o celular e por vezes atravessa o sistema viário sem qualquer sinalização e acaba aumentando o número de atropelamentos".
Assista à reportagem completa
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.