Com base no Relatório Anual de Segurança Viária Recife 2021, que mostra que de 2017 a 2021, 249 pedestres perderam a vida, vítimas de atropelamento nas vias da capital pernambucana, o programa Debate da Super Manhã, da Rádio Jornal Pernambuco, da última terça-feira (08), promoveu uma discussão sobre os limites de velocidade regulamentados pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e elaborado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), com a participação do Observador Certificado Emanoel Silva entre os convidados.
O debate também pontuou as responsabilidades e direitos dos condutores de veículos automotivos e de transporte de passageiros, incluindo também os pedestres. Além do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Pernambuco, participaram também da discussão a presidente da CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano) do Recife, Taciana Ferreira, e o arquiteto e urbanista, sócio da TGI Consultoria, Francisco Cunha.
Ainda segundo o Relatório de Segurança Viária Recife, das 249 vidas ceifadas entre 2017 e 2021 no trânsito, esse número representa quase a metade das vítimas fatais no período, 48%. A velocidade das vias está diretamente ligada ao número de mortes e severidade dos traumas das vítimas. Quanto maior a velocidade, maior será a gravidade dos sinistros.
O Observador Certificado Emanoel Silva iniciou a sua fala sobre percepção de risco pontuando que os condutores muitas vezes possuem uma visão distorcida sobre esse cuidado e explicou como o aumento de velocidade de um veículo a partir de 45 km/h pode aumentar em até cinco vezes o risco de morte de um pedestre envolvido em uma ocorrência de trânsito.
“Estudos apontam, como é o caso da teoria da homeostase de risco, de Gerald Wilde, que tem mais de 30 anos de estudos fundamentados que, os condutores, cada pessoa tem a sua percepção de equilíbrio entre o risco em se acelerar mais e o benefício que vai ter. Muitos pensam que só é arriscado você se envolver num sinistro se você estiver a 100, 110, 120 km/h, [...] Quando na verdade, a gente sabe que, a partir dos 45 km/h, cada quilômetro por hora ali é crucial. Então por exemplo, para o pedestre, que a gente também está falando de vulnerabilidade. A questão do pedestre, o aumento de 50 km/h num veículo a 65, 15 km/h a mais num veículo, aumenta em quase cinco vezes a possibilidade do pedestre perder a vida”, explicou Emanoel Silva.
Ouça o debate completo: https://radiojornal.ne10.uol.com.br/podcasts/debate-da-super-manha/2023/08/15564724-a-velocidade-nas-cidades.html
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Escolas Municipais de Vitória da Conquista/BA são contempladas com livros do Programa Educa
Com mais de 300 mil habitantes, Vitória da Conquista, na Bahia, é um dos municípios parceiros do Programa Educa há alguns anos.
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