Foi realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 15 e 19 de novembro, o Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, com o tema: Cidades Pedaláveis, Cidades Democráticas. O Observador Certificado Samuel Morgan esteve entre os palestrantes do evento que apresentou várias propostas possíveis em prol da mobilidade urbana sustentável e humanizada com o uso de bicicletas.
No sábado (18), durante a roda de conversa “Mobilidade urbana e fiscalização de trânsito com o uso de bicicletas”, composta pelo Observador Certificado Samuel Morgan, Rodrigo Cavalcante, Anthony Grillo e Gustavo Cattini - Universidade de Brasília (UnB), Detran-DF e DER-DF, com moderação de Renata Aragão - Associação Civil Rodas da Paz, foram abordados temas como o contexto pandêmico da segurança viária e conceitos de safe system, Vision Zero e o Pnatrans. Além de temas como a mobilidade urbana, conceito, arcabouço legislativo (CF/88, Estatuto das Cidades/LNMU/LBB dentre outras) e teorias (cidade para pessoas, cidade de 15 minutos e teoria da última milha).
Ainda durante a conversa foi apresentada, dentre várias propostas possíveis em prol da mobilidade urbana sustentável e humanizada, a de exercício das atividades de policiamento, fiscalização e educação de trânsito por agentes de trânsito e similares (guarda municipal, secretarias de mobilidade, policiais militares, etc) sobre duas rodas, ou seja, com o uso de bicicletas.
Também foram apontados os benefícios aos órgãos públicos e à população em geral, bem como apresentados detalhes de execução na prática da proposta - operações, formas de aquisição de equipamentos, e exemplos de cidades em que essas práticas já estão em execução.
O Bicicultura Floripa foi organizado pelas seguintes instituições: Amobici – Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Florianópolis/SC), Bruxas da Bike (Florianópolis/SC), ABC – Associação Blumenauense pró-Ciclovias (Blumenau/SC) e UCB – União de Ciclistas do Brasil (Brasília/DF).
1/3
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.