O Observador Certificado e especialista em gestão e direito de trânsito, Maicon de Paula, falou na última terça-feira (20) à Rio TV Câmara sobre a violência no trânsito do Rio de Janeiro-RJ.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública, em 2023, foram registradas 600 mortes e 11 mil feridos em sinistros de trânsito nas ruas do Rio de Janeiro. Pensando nesses dados, a Rio TV Câmara chamou alguns especialistas para discutir sobre os desafios e soluções para lidar com o cenário atual do trânsito no Rio.
A alta velocidade é um dos maiores causadores das mortes do trânsito, além disso o fato das vias terem problema de manutenção, falta de sinalização, a temporização dos semáforos e a falta de educação no trânsito são os grandes fatores que causam os sinistros.
"Quando tratamos de educação e de responsabilidade, descontruir toda uma cultura e começar uma nova, principalmente nessa questão da habilitação dos condutores, da convivência harmônica entre ciclistas, motociclistas, pedestres no trânsito é bem difícil.", comenta Maicon de Paula.
Quando questionado sobre uma ação para ajudar a reduzir o número de óbitos no trânsito o Observador respondeu: "Promover a educação desde a base é uma coisa que a gente busca a todo momento. Divulgar essa educação em todos os níveis da escola, trazendo essa relevância e inserir essa cultura nos jovens antes mesmo deles se tornarem condutores", completou.
Durante o debate, o Observador Maicon de Paula, fala sobre o incentivo que o Observatório traz para empresas que se preocupam com a segurança no trânsito através do Selo Mobilidade Segura e do Programa Laço Amarelo. Além de demonstrar a importância da conscientização através do Movimento Maio Amarelo.
Assista ao debate completo: https://youtu.be/DLcwPsAR7j0?feature=shared
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.