No podcast Talkmais do portal SP Rio mais, de São José dos Campos, interior de São Paulo, a apresentadora Poliana Vitorino conversou na última quarta-feira (22), com o Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Gláucio Lamarca, e com o médico e Observador Certificado, Sebastião Dominguez, sobre o Movimento Maio Amarelo, ações de segurança no trânsito e a situação do transporte na cidade.
No programa, Gláucio falou sobre o crescente número de sinistros de trânsito em São José dos Campos, as medidas tomadas para reduzir os casos, andamento de obras e a licitação dos ônibus elétricos.
“O Maio Amarelo se torna a cada ano que passa, mais importante. Porque a gente mostra a nível nacional e internacional a questão da segurança no trânsito. Esse ano, a gente tem que trazer paz, porque assim, os trabalhos feitos em educação, em engenharia e em legislação, eles parecem que não estão funcionando porque as pessoas não estão entendendo. Então o processo educativo, o mote do Maio Amarelo, de a gente mostrar a importância da educação [para o trânsito] para essas pessoas que estão se matando na verdade”, explicou Gláucio Lamarca.
Sebastião Dominguez, médico e Observador Certificado, questionou o secretário de Mobilidade Urbana sobre a questão da impunidade no trânsito. “Não seria importante aumentar o número de blitz? A pessoa ao sair de casa, estando errada, ela teria que ter certeza de que se ela sai sem CNH, ela iria ser parada e hoje, acho que a sensação é ao contrário, a gente sabe que pode beber e sair para a rua que não vai ter blitz. Não é essa a sensação?”
Gláucio Lamarca explicou que a sensação é essa, mas que as fiscalizações em São José dos Campos aumentaram. “Na verdade, a gente tem aumentado. A gente tem feito blitz não só com a Guarda Municipal, mas com a PM também, então toda semana tem blitz e a gente pega e apreende e tem que ter punição. Isso não tem que ter dúvida nenhuma. Os nossos agentes quando pegam, punem, os radares estão aí, nós temos mais de mil câmeras no CSI e quando a gente consegue identificar uma ocorrência dessa, são multados.”
Ouça ou assista completo:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.