O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma população de mais de 210 milhões de habitantes e uma frota de mais de 100 milhões de veículos. Essa realidade traz consigo diversos desafios relacionados à mobilidade urbana, como congestionamentos, poluição, acidentes, custos e perda de tempo. Por outro lado, também abre espaço para oportunidades de inovação e desenvolvimento de soluções que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Nesse sentido, destacamos a iniciativa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, que na semana em que se comemora o Dia Nacional da Inovação, publicou o edital de 400 ônibus elétricos para serem incorporados no sistema de transporte público urbano da cidade. Com essa ação, que é uma das peças-chave para a construção de um modelo inovador de transporte público, São José dos Campos se tornará uma das raras cidades do mundo que possuem toda a frota de transporte coletivo urbano totalmente elétrica, já operando com a frota elétrica completa da Guarda Civil Municipal há mais de cinco anos, além dos VLP’s da Linha Verde e a frota leve dos Agentes de Mobilidade Urbana, todos elétricos.
A cidade possui ainda um sistema de carsharing free floating com carros elétricos operados por uma startup local, além de usinas fotovoltaicas e de biogás para produção de energia limpa para os sistemas de mobilidade, tudo monitorado por um centro integrado de segurança e inteligência. Não é à toa que a cidade recebeu a recertificação da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com as normas internacionais ISO.
Aqui temos um grande exemplo de inovação e tecnologia aplicados na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e de benefícios e avanços que podem ser obtidos diante dos desafios de se proporcionar uma mobilidade urbana sustentável para médias e grandes cidades.
Mas não podemos nos acomodar com os avanços já alcançados. Precisamos continuar buscando novas formas de tornar a mobilidade urbana mais eficiente, acessível e sustentável. Para isso, é fundamental contar com o apoio e a participação da sociedade civil, do setor privado e do poder público. Somente assim poderemos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam nesse cenário.
A mobilidade urbana sustentável é uma missão coletiva que requer colaboração e comprometimento. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença e transformar o nosso país em um exemplo mundial de mobilidade urbana sustentável.
Contamos com vocês!
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: