O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma população de mais de 210 milhões de habitantes e uma frota de mais de 100 milhões de veículos. Essa realidade traz consigo diversos desafios relacionados à mobilidade urbana, como congestionamentos, poluição, acidentes, custos e perda de tempo. Por outro lado, também abre espaço para oportunidades de inovação e desenvolvimento de soluções que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Nesse sentido, destacamos a iniciativa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, que na semana em que se comemora o Dia Nacional da Inovação, publicou o edital de 400 ônibus elétricos para serem incorporados no sistema de transporte público urbano da cidade. Com essa ação, que é uma das peças-chave para a construção de um modelo inovador de transporte público, São José dos Campos se tornará uma das raras cidades do mundo que possuem toda a frota de transporte coletivo urbano totalmente elétrica, já operando com a frota elétrica completa da Guarda Civil Municipal há mais de cinco anos, além dos VLP’s da Linha Verde e a frota leve dos Agentes de Mobilidade Urbana, todos elétricos.
A cidade possui ainda um sistema de carsharing free floating com carros elétricos operados por uma startup local, além de usinas fotovoltaicas e de biogás para produção de energia limpa para os sistemas de mobilidade, tudo monitorado por um centro integrado de segurança e inteligência. Não é à toa que a cidade recebeu a recertificação da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com as normas internacionais ISO.
Aqui temos um grande exemplo de inovação e tecnologia aplicados na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e de benefícios e avanços que podem ser obtidos diante dos desafios de se proporcionar uma mobilidade urbana sustentável para médias e grandes cidades.
Mas não podemos nos acomodar com os avanços já alcançados. Precisamos continuar buscando novas formas de tornar a mobilidade urbana mais eficiente, acessível e sustentável. Para isso, é fundamental contar com o apoio e a participação da sociedade civil, do setor privado e do poder público. Somente assim poderemos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam nesse cenário.
A mobilidade urbana sustentável é uma missão coletiva que requer colaboração e comprometimento. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença e transformar o nosso país em um exemplo mundial de mobilidade urbana sustentável.
Contamos com vocês!
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.