O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.
O número de mortes causadas por sinistros de trânsito aumentou 32% na Grande São Paulo, também conhecida como Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), 850 pessoas perderam a vida no trânsito nos primeiros cinco meses deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 646. Os dados são do Infosiga, sistema de notificações do Detran - SP.
O país também tem registrado aumento de óbitos no trânsito e já supera os índices pré-pandemia, segundo dados mais recentes do Datasus, de 2022. Foram quase 34 mil mortes no trânsito naquele ano em relação a 2019, ano anterior a pandemia, quando o país registrou aproximadamente 32 mil óbitos, um aumento de cerca de 6,25%.
Cabe lembrar que de acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito, o país tem como meta, até 2030, baixar o número de óbitos no trânsito para menos de 16.300.
Para o Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello, a educação para o trânsito tem que ter início ainda no ensino fundamental.
“Iniciar a educação de trânsito desde a escola, passando pelo ensino médio, as autoescolas têm uma grande responsabilidade e, basicamente, conscientização. Conscientizar as pessoas que o trânsito é perigoso, o trânsito mata.”
Em nota, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo afirmou que foram realizadas, desde 2023 até agora, 14 campanhas educativas no trânsito e que também foram investidos mais de R$ 360 milhões em 2023 em educação, conscientização, fiscalização e melhorias na segurança viária.
Além disso, o Detran afirma que também aumentou em 99% o número de abordagens nos últimos 6 meses contra motoristas alcoolizados.
Ouça/leia a reportagem completa: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-07/mortes-por-transito-crescem-32-em-sao-paulo
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação.
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.