O programa Sala de Debate 2ª Edição, do Diário de Santa Maria, da última sexta-feira (19), recebeu entre os seus convidados o professor universitário da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), engenheiro civil e Observador Certificado, Carlos Félix, para debater sobre temas relacionados aos danos causados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o uso de tags para pagamentos automáticos nos pedágios e congestionamentos viários, entre outros assuntos.
O debate apresentado pela jornalista Arianne Lima também contou com as participações do professor e administrador Dia Paz; da advogada Andyara Ludovico e do advogado criminalista Ariel Cardoso. E iniciou com a discussão sobre o temporal que atingiu Santa Maria na última semana causando vários estragos na cidade.
Na questão do uso de tags para pagamentos automáticos nos pedágios do Rio Grande do Sul, o professor e Observador Certificado destacou o aumento de uso dessa tecnologia pela praticidade e maior fluidez do trânsito nas rodovias que contam com o sistema de cobrança.
“Imagine o seguinte, eu tenho aproximadamente, daqui a Florianópolis, não fiz a conta, mas são mais de dez, uns 12 ou 13. Se eu demorar cinco minutos em cada um desses eu demoro uma hora a mais de viagem. Supondo que eu tenha ainda sorte de chegar ali e não dar problema, com a tag eu passo direto, sem nenhum problema. Então eu acho que o uso de tags, e aí digamos, internacionalmente tem se mostrado mais eficiente”, explicou.
Carlos Félix destacou ainda que no Rio Grande do Sul recentemente iniciou o uso do sistema free flow (fluxo livre) que, no Brasil teve início nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e atualmente opera, na ERS-122, entre os municípios gaúchos de Flores da Cunha e Antônio Prado.
“São pórticos que não têm cabines de pedágio, porque as cabines de pedágios vocês conhecem, ou nós vamos chegar e fazer o troco ali, dificilmente vai levar o valor certo, muda muito essa estrutura e daí tudo demora e normalmente tem uma fila”, ressaltou.
Assista à 1ª parte (a partir de 14:00):
Assista à 2ª parte:
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Quanto custa uma vida?
Sinistro de trânsito com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais. Mais uma tragédia que está aí diante da realidade brutal das nossas estradas: o descaso que mata. Enquanto os corpos ainda são retirados das ferragens, começa o ritual do jogo de empurra-empurra [...]
Reunião do Programa Observatório Educa aborda Maio Amarelo e ‘Projeto Ver e Ser Visto’
Nesta sexta-feira, 04, foi realizada uma reunião on-line para o núcleo do Observatório Educa, de forma on-line. O encontro reuniu integrantes do Educa, Observadores Certificados e foi ministrado pela Coordenadora do Programa Educa, Cynthia Ramos, do Diretor de Operações do Observatório, Ronaldo Rodrigues da Cunha, e da Diretora de Impacto Social do Observatório, Giselle Marinho.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.