O Observatório Nacional de Segurança Viária divulga hoje (20/02) o resultado do processo de certificação da 13ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 47 candidatos foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu o curso online, a realização de atividades e a avaliação final. Entre os aprovados, estão 44 Observadores brasileiros e três de fora do Brasil, vindos da Argentina, Espanha e Chile.
Os novos aprovados se juntam aos demais Observadores Certificados, totalizando, assim, 693 integrantes do programa, presentes em todos os estados brasileiros e em quatro países.
“É importante recebermos uma turma nova, cheia de ideias, para podermos ampliar as ações do Observatório e do Maio Amarelo 2025, com o objetivo de lembrar a todos que cada ação que adotamos no trânsito gera consequências, boas ou ruins, nas outras pessoas. Um excesso de velocidade gera impactos negativos; um ato de gentileza gera empatia e aproximação. Todo mundo precisa entender isso e escolher qual é o trânsito que quer construir”, disse o Coordenador dos Observadores Certificados, Ronaro Ferreira.
O programa de certificação Observador Certificado foi criado pelo Observatório para estimular o aprimoramento dos profissionais, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular. Seu objetivo é contribuir para um trânsito mais seguro para a sociedade, estimulando o desenvolvimento técnico desses profissionais.
Confira a lista dos aprovados na 13ª Turma de Observadores Certificados clicando aqui!
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.