O Balanço de Notícias – Entrevista, da Rádio Jornal Pernambuco, recebeu no início de janeiro, o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o trânsito, especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, para explicar as notificações de dívidas junto aos proprietários de veículos enviadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e como evitar cair em golpes aplicados por terceiros.
Conforme reforçou a reportagem, o DNIT informou que vai reforçar as notificações de dívidas junto aos proprietários de veículos e em nota, o órgão informou que o procedimento é genuíno e não se trata de golpe. Em sua fala inicial, o Observador Certificado explicou de quais cobranças se tratam.
“Essa intensificação de notificações referente às dívidas do órgão, do DNIT, que aplica também a fiscalização de trânsito nas BR’s, nas Rodovias Federais. Então aqueles radares, aqueles semáforos automáticos, registro de fiscalização de velocidade, de excesso de peso. Então nas BR’s, aqueles radares ali, eles fazem a captação da placa. Manda a multa por meio do Detran, fica ali registrado, o Detran fica informado disso. E aqueles que não pagam dentro do prazo, eles têm esse registro podendo ter consequências maiores que a gente vai debater aqui hoje. Isso é o que vai ser notificado”, explicou.
Questionado sobre as cobranças que chegam pelos correios ou mensagens eletrônicas diretamente no celular e como descobrir quando a cobrança é real ou trata-se de golpe, Emanoel Silva deu dicas de como consultar de maneira correta a dívida ou multa junto ao site oficial da instituição.
“Então é muito importante ficar atento com qualquer tipo de notificação que chega em casa, qualquer carta informando que você tem algum débito, sempre consulte na página oficial da instituição. Nesse caso no DNIT, ele tem o portal de multas de trânsito. É fácil, só digitar no Google, qualquer outro navegador, ‘portal de multas de trânsito DNIT’ ou apenas ‘DNIT’ e lá dentro do site oficial, consultar o portal de multas, onde vai ter o espaço para colocar a placa do veículo e consultar se há algum débito pendente.”
O Observador Certificado complementou o seu alerta. “Nunca considere apenas aquela carta que chega em casa, um aviso que chega para o celular, um SMS, um WhatsApp, uma ligação, nunca considere apenas isso. Vá no site oficial, coloque as informações do seu veículo, suas informações para consultar se realmente procede esse débito. Porque muitas vezes algumas multas que ficam atreladas à placa do veículo não aparecem no momento em que a pessoa vai emitir o licenciamento do veículo. Aí muitas vezes a pessoa até não percebe que tem um outro link para baixar as multas de outros órgãos, ou outros débitos referentes a outros órgãos, e só imprime a parte do licenciamento, bombeiro, seguro obrigatório, IPVA, e não coloca justamente a parte das multas. Então isso impede o licenciamento.”
Assista à entrevista completa:
Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visita a sede do Observatório
Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou a sede do Observatório, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.
Projeto Motorista Série A, fruto da cooperação entre SEST SENAT e OBSERVATÓRIO, vence Prêmio SENATRAN 2024
Na última terça-feira (05), aconteceu em Brasília mais uma edição do Prêmio SENATRAN, que reconhece iniciativas voltadas à segurança no trânsito. Nesta edição, o SEST SENAT, parceiro e mantenedor do Observatório, venceu uma das categorias, com seu projeto Motorista Série A.
Trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa do Observatório vence Prêmio SENATRAN 2024
No último dia 5, mais um trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa/CNPq do Observatório Nacional de Segurança, foi premiado no Prêmio SENATRAN.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: