Observador Certificado comenta sobre os fatores que contribuem para esse aumento e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito
O jornal da EPTV 1ª Edição de Campinas e Piracicaba, da afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, de ontem (25), destacou o aumento da frota de motos nas maiores cidades da região de Campinas e Piracicaba, segundo dados do Detran, com base no período de 2005 a março de 2023. O Observador Certificado, Marcos Oriqui, comentou sobre os fatores que contribuem para o aumento da frota e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito.
Conforme explicou o Observador Certificado, existem dois fatores principais para o aumento da frota de motocicletas na região, como meio de transporte e como forma de trabalho, os chamados deliveries. “O primeiro é o aumento do uso da moto como meio de transporte para trabalho, ida e volta. Então muita gente que se cansou do transporte público e migrou para a moto. É um público que prevalece, entre muitos deles, a inexperiência, a imaturidade, esse é o primeiro fenômeno. O segundo, é o uso da moto para entregas, então o lockdown, a pandemia, fez com que houvesse uma explosão de demanda por entregas rápidas. Isso gerou oportunidade de emprego para um outro público.”
Questionado sobre o crescimento da frota e os riscos no trânsito, segundo Marcos Oriqui, argumentou sobre a complexidade da situação, mas que existe solução. Ainda segundo ele, que se baseiam em três áreas.
“Talvez a primeira, é a gente estimular de qualquer maneira o treinamento, eles sabem até pilotar, a parte técnica, mas não sabem fazer gestão de risco. O que é gestão de risco? É você entender, compreender e respeitar o risco. O segundo ponto, a profissão do motofretista, precisa ser regulamentada adequadamente. Hoje, essa profissão é totalmente descoberta, eles ficam totalmente desprotegidos e ela, é extremamente arriscada. E um terceiro ponto, tem que aumentar bastante a fiscalização, porque a quantidade de infrações, de coisas erradas cometidas com a moto é enorme e atrapalha todo mundo, e envolve a segurança de todo mundo”, finalizou o Observador Certificado.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11646430/
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: