O Jornal Tribuna de Minas destacou os sinistros de trânsito envolvendo pessoas idosas em Juiz de Fora, Minas Gerais, chamando a atenção para a vulnerabilidade dessa faixa etária da população em questões envolvendo a mobilidade urbana. O Observador Certificado José Luiz Britto Bastos foi ouvido pela reportagem para falar sobre os desafios que os idosos enfrentam no deslocamento pela cidade e aponta a necessidade de repensar o planejamento urbano.
Na visão do mestre em engenharia de transportes e observador certificado do OBSERVATÓRIO, não há uma preparação em termos de mobilidade urbana para lidar com o envelhecimento da população. Esse ponto se aplica ao trânsito, mas também à movimentação do idoso pela cidade, de uma forma geral. Como exemplificado por José Luiz Bastos, a tecnologia já tem apresentando algumas soluções para lidar com parte da questão.
“Existem hoje alguns dispositivos que já funcionam, por exemplo, em Curitiba, em que você pode aumentar o tempo de passagem para o idoso. Ele apresenta o seu cartão magnético em um leitor, aquele leitor vai ler a idade dele e aumentar em alguns segundos o tempo de travessia”, relatou o Observador Certificado.
Outra medida que contribuiria para a redução de sinistros de trânsito envolvendo pedestres, de uma maneira geral, para o especialista, seria a redução da velocidade nas vias urbanas, em um movimento chamado de “Zonas 30”. “Nas áreas urbanas, a velocidade não ultrapassa 30 km/h porque, nesse caso, uma pessoa que é atropelada tem uma possibilidade de vir a falecer de apenas 10%. Se for a 50 ou 60 km/h, a situação se inverte, e há 90% de chance de vir a falecer”, pontuou.
Leia a matéria completa: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-06-2023/atropelamentos-vulnerabilidade-pessoas-idosas-transito.html
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.