O Jornal Tribuna de Minas destacou os sinistros de trânsito envolvendo pessoas idosas em Juiz de Fora, Minas Gerais, chamando a atenção para a vulnerabilidade dessa faixa etária da população em questões envolvendo a mobilidade urbana. O Observador Certificado José Luiz Britto Bastos foi ouvido pela reportagem para falar sobre os desafios que os idosos enfrentam no deslocamento pela cidade e aponta a necessidade de repensar o planejamento urbano.
Na visão do mestre em engenharia de transportes e observador certificado do OBSERVATÓRIO, não há uma preparação em termos de mobilidade urbana para lidar com o envelhecimento da população. Esse ponto se aplica ao trânsito, mas também à movimentação do idoso pela cidade, de uma forma geral. Como exemplificado por José Luiz Bastos, a tecnologia já tem apresentando algumas soluções para lidar com parte da questão.
“Existem hoje alguns dispositivos que já funcionam, por exemplo, em Curitiba, em que você pode aumentar o tempo de passagem para o idoso. Ele apresenta o seu cartão magnético em um leitor, aquele leitor vai ler a idade dele e aumentar em alguns segundos o tempo de travessia”, relatou o Observador Certificado.
Outra medida que contribuiria para a redução de sinistros de trânsito envolvendo pedestres, de uma maneira geral, para o especialista, seria a redução da velocidade nas vias urbanas, em um movimento chamado de “Zonas 30”. “Nas áreas urbanas, a velocidade não ultrapassa 30 km/h porque, nesse caso, uma pessoa que é atropelada tem uma possibilidade de vir a falecer de apenas 10%. Se for a 50 ou 60 km/h, a situação se inverte, e há 90% de chance de vir a falecer”, pontuou.
Leia a matéria completa: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-06-2023/atropelamentos-vulnerabilidade-pessoas-idosas-transito.html
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: