A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.
Ainda conforme a reportagem, a licitação das linhas de ônibus foi lançada ainda na gestão de Eduardo Campos e implementada parcialmente em 2014, mas foi engavetada um ano depois pelos custos estimados serem desproporcionais. Somente 25% da operação do sistema do Grande Recife foi licitada. Todo o restante segue com operadores permissionários, sem contrato jurídico de operação e dependendo basicamente da arrecadação tarifária.
“Há uma importância na necessidade de agilidade na licitação. Essa licitação não é só um monte de papelada das reuniões. Ela é a chave para dar uma repaginada no sistema de ônibus da cidade. Estamos falando de trazer melhorias reais para quem depende do busão para tudo. É tipo uma reforma urgente que não pode esperar. Cada dia sem essas mudanças é um dia a mais de sufoco para muita gente. Por isso, tratar essa licitação com urgência não é só uma questão de logística, é uma questão de respeito e compromisso com o bem-estar do povo. Melhorar o transporte é dar mais qualidade de vida para quem usa todos os dias para ir e voltar do trabalho, da escola, enfim para viver a vida”, argumentou Emanoel Silva.
A Rádio Jornal informou ainda que os novos prazos da licitação das linhas de ônibus foram apresentados pelo governo de Pernambuco ao Tribunal de Contas do Estado. No documento, o processo será finalizado e a nova rede de transportes entrará em operação na prática apenas no fim de 2025. Os contratos com os novos operadores seriam assinados apenas em julho do próximo ano, com o início da transição operacional prevista para o mês de outubro.
O Observador Certificado Emanoel Silva falou como isso prejudica quem depende do transporte público. “Um impacto causado é o adiamento para os usuários do transporte público. Sabe, esse adiamento é como ficar esperando um ônibus que nunca chega. Para os recifenses que contam com o transporte público todos os dias, significa mais tempo aguentando os mesmos problemas. Ônibus que mais parecem latas de sardinha, atrasos que desandam a rotina e um conforto que é bem escasso. É uma situação que mexe diretamente na vida do povo, porque um transporte de qualidade faz toda a diferença no dia a dia.”
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem/Divulgação.
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Escolas Municipais de Vitória da Conquista/BA são contempladas com livros do Programa Educa
Com mais de 300 mil habitantes, Vitória da Conquista, na Bahia, é um dos municípios parceiros do Programa Educa há alguns anos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: