Observadores Certificados

APÓS OBRAS, PARADAS DE TRANSPORTE PÚBLICO REMOVIDAS NÃO FORAM RECOLOCADAS NO DISTRITO FEDERAL

Observadora Certificada fala ao Bom Dia DF sobre a importância de paradas adequadas visando a acessibilidade e a segurança dos passageiros

Escrito por Portal ONSV

10 JAN 2024 - 11H10

O Bom Dia DF - TV Globo Brasília - de ontem (09), destacou que diversas paradas de transporte público na Via Estrutural do Distrito Federal foram retiradas por conta de obras e não foram recolocadas, causando assim insatisfação e reclamação por parte da população que utiliza essas paradas. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou sobre a importância de paradas adequadas, com abrigos e bancos, visando a acessibilidade e segurança dos passageiros que utilizam o transporte público.

Para a reportagem do Bom Dia DF, o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal) explicou que aguarda o período de estiagem das chuvas – ou seja, assim que pare de chover - para colocar novamente essas paradas. Vale ressaltar que o período de chuvas na capital do país teve início por volta de dezembro e deve durar até meados de abril. A Via Estrutural é a principal via que liga o Plano Piloto à Região Oeste do Distrito Federal, com circulação diária de aproximadamente 100 mil motoristas.

Os locais em que ficavam as paradas de ônibus possuem atualmente apenas a placa azul de sinalização de ponto de espera de ônibus. Ainda segundo o DER, as obras estão sendo realizadas em etapas. No primeiro momento, com a troca do pavimento de asfalto pelo pavimento de concreto e atualmente, o Departamento trabalha na execução do serviço de sinalização e instalação de controle de velocidade, as a recolocação das paradas de ônibus serão feitas em um próximo momento.

“É importante destacar a necessidade que esses sejam contemplados com acessibilidade, uma infraestrutura adequada, a iluminação, considerando o tempo de permanência do usuário no período noturno, ou mesmo antes do nascer do dia, quando não há uma oferta e número suficiente, ou mesmo um abrigo em condições adequadas de uso, precarizadas, acaba por penalizar o usuário cativo. E aí, dentre os quais, o trabalhador, um cadeirante, a população que precisa se deslocar para uma consulta médica”, explicou Adriana Modesto.

Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/bom-dia-df/video/passageiros-reclamam-da-falta-de-paradas-de-onibus-na-via-estrutural-12250810.ghtml

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.