Em Minas Gerais, nos últimos dois anos em que houve Carnaval, os registros de sinistros de trânsito com e sem vítimas caíram. Foram registrados 4.956 casos em 2020, e 4.733 em 2023. Para que esses números continuem diminuindo, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) coordenou uma ação integrada com as forças de segurança e órgãos de trânsito entre os dias 06 e 08 de fevereiro. A coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais) e Observadora Certificada, Rosely Fantoni participou da realização dessas ações.
Realizada na terça-feira (06/02), o Comando Educativo na MGC-356 km 7, teve como objetivo orientar os motoristas para os comportamentos seguros no trânsito. Foram realizadas abordagens com orientações para o uso correto do cinto de segurança, para o transporte adequado da criança, sobre a campanha se beber não dirija, e para que não houvesse utilização do celular em hipótese alguma. Os motociclistas também foram atendidos, alertando sobre o uso de vestimenta adequada e segura, com boa visibilidade e se o capacete estava afivelado corretamente.
“Distribuímos também material educativo que tinham essas mensagens além de outras, como por exemplo, respeito à sinalização, não ultrapassar em local proibido. Em caso de chuva intensa, caída de barreira ou ponte, avisar no telefone 190 ou 191 para que a gente pudesse atualizar um mapa que tem as condições das estradas do estado de Minas Gerais”, explicou Rosely Fantoni.
O Comando Educativo promovido no terminal rodoviário de Belo Horizonte, no dia 07/02, teve como objetivo orientar aos motoristas para que respeitassem a sinalização, a velocidade da via e que todos os passageiros utilizassem o cinto de segurança durante todo o percurso. “Nós também conversávamos com os passageiros explicando a importância do cinto e orientando como afivelar adequadamente esse dispositivo de segurança”, reforçou a coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG e Observadora Certificada.
A atividade educativa desenvolvida na Praça da Savassi, no dia 08/02, teve como alvo principalmente os pedestres. Foram realizadas orientações sobre os locais adequados para travessia, a faixa de pedestre, a questão de circular sempre pelo passeio – parte da calçada destinada exclusivamente para a circulação de pedestres –, e quando surgia algum ciclista pedalando no passeio, era feita a orientação informando que aquele não era o local adequado e seguro para circular.
“Participamos de várias atividades como por exemplo, a circulação com um simulador apresenta uma realidade virtual [em três ambientes que foram criados para simular perigos de trânsito, como a condução sob efeito de bebidas alcóolicas e drogas, falta do cinto de segurança e alta velocidade]”, explicou Rosely Fantoni.
Estiveram presentes, em parceria com a Sejusp, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, BHTrans, Sest/Senat, Centro de Ensino Técnico de Trânsito e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, além da Polícia Penal e da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo.
Fotos: Rosely Fantoni/Divulgação.
1/15
Ação educativa será realizada em Santo André, grande ABC paulista
Será realizada amanhã, 17/12, a partir das 7h, no centro da cidade de Santo André mais uma ação educativa de conscientização para um trânsito seguro entre a Prefeitura da cidade, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com profissionais do OBSERVATÓRIO, incluindo Observadores Certificados e a Uber, empresa Mantenedora Social do OBSERVATÓRIO.
Brasil em Guerra: A violência viária supera as mortes por armas de fogo no Brasil - e ninguém fala sobre isso
Confira o artigo do nosso CEO, Paulo Guimarães, publicado na revista NTUrbano
Observadora Certificada ocupa cadeira da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea
Abimadabe Vieira, tomou posse da cadeira número 17 da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea (AMCLAC).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: