O Observatório Nacional de Segurança Viária recebeu no último dia 9 de novembro uma comitiva da cidade fluminense de Nova Friburgo-RJ para conhecer ainda mais o trabalho que hoje a entidade realiza nacionalmente. Estiveram presentes em Indaiatuba-SP (cidade sede do Observatório), o superintendente da Autran (Autarquia de Trânsito) Cel. Hudson de Aguiar Miranda, o diretor-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo) Zury Maurer e o coordenador do Pró-Vita (Programa Integrado de Redução da Violência no Trânsito), Ricardo Lengruber.
A visita técnica da comitiva começou na pista de treinamento onde os futuros condutores de motocicletas da cidade realizam as aulas. O presidente do Sindicato dos Instrutores dos CFCs (Centro de Formação de Condutores) de Indaiatuba, Alexandre Coutinho acompanhou o grupo e explicou como a pista foi desenhada e quais os benefícios para os futuros motociclistas aprenderem a pilotar num local onde há travessias elevadas, faixas de pedestres, lombadas, semáforos, rotatórias, entre outras situações que, corriqueiramente, nos deparamos no trânsito da maioria das cidades.
Para o superintende da Autran, a possibilidade de melhorar a formação do condutor, seja ele motociclista ou motorista, vai contribuir para a redução da das mortes e sequelas de pilotos e garupas na cidade, com certeza. “Essa experiência de Indaiatuba é muito interessante. Apesar da mudança ser recente, pode ser levada para todo o país, com certeza”, disse o Coronel Hudson, que já sinalizou que irá levar o mesmo projeto para apresentar ao Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral.
O grupo passou quase o dia todo em reunião com o presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, que ao final do encontro enfatizou o diferencial da cidade serrana do Rio. “Nova Friburgo tem sim números que chamam a atenção no que diz respeito a segurança viária. Mas, entendo que tem também uma sociedade inquieta, uma sociedade que está atenta ao que acontece pelas ruas. E isso já é um grande ponto a favor de toda população. Com certeza, a cidade não terá outro resultado a não ser reduzir a violência no trânsito e mais que isso, vai instaurar uma cultura de segurança viária que ainda será exemplo para outros municípios do país”, finalizou Ramalho.
[gallery size="large" link="none" ids="779,780,781,782,783,784"]
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.