Assim como a segurança, conforto também é um requisito para uma condução eficiente
O vice-presidente e fundador do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Mauro Gil Meger, foi uma das fontes entrevistadas pelo portal Youse, Seguro da Caixa, na última segunda-feira (23), para falar sobre os ajustes necessários para que, além do conforto dos condutores e passageiros, a atenção e os cuidados com a segurança no trânsito sejam prioridades dos motoristas.
Segundo um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% dos sinistros de trânsito são causados por falha humana, os outros 10% são divididos entre falha humana e falha de sinalização ou pavimentação na rodovia. Como explicou Mauro Gil, não ajustar o carro corretamente para a condução também colabora para a falha humana. Ou seja, “os acidentes podem ser provocados por consumo de álcool, utilização de celular e até pela não realização dos acertos necessários”, disse.
Ainda segundo o vice-presidente do OBSERVATÓRIO, o carro é como um calçado: se estiver largo ou apertado, o desconforto é certo. “Da mesma forma que você se preocupa se o sapato está combinando com a roupa e se está no tamanho ideal para o seu pé, no carro você também precisa combinar diversos fatores para ter segurança”.
A matéria abordou os ajustes necessários para quem fica muito tempo dentro do automóvel e deu dicas sobre o ajuste do banco, encosto de cabeça, volante, uso do cinto de segurança e cadeirinha infantil. Mauro Gil reforçou a necessidade de cuidados com esses equipamentos para viagens de curta ou longa duração, sempre com conforto e segurança.
“Temos uma vida muito mais tensa, seja por problemas pessoais ou profissionais. É sabido que dois segundos de falta de atenção bastam para resultar em acidente. E se os ajustes necessários não foram feitos, pode ser ainda mais difícil evitar uma fatalidade no trânsito”, alertou o vice-presidente do ONSV.
Leia a matéria completa: https://start.youse.com.br/carro/como-fazer-ajustes-no-carro-para-garantir-conforto-e-seguranca
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.