Já é Carnaval em todo o país e muita gente já está preparando as malas para cair na estrada ou cair na folia. A festa mais popular do país leva milhões às ruas e rodovias e se, por um lado, é tempo de riso, é tempo também de riscos ampliados para condutores e pedestres.
Para os pedestres, a preocupação é sempre maior com os atropelamentos. Ocorrências deste gênero são comuns; mas podem ser evitadas com a prudência dos condutores e também comportamentos responsáveis do pedestre. Muitos acreditam que o álcool só pode ser fatal aos motoristas, mas o pedestre também deve evitar exageros.
Nos locais, onde os blocos tomam a avenida, motoristas devem manter a calma e esperar a passagem dos foliões ou simplesmente sair mais cedo para não se estressar, se tiverem pressa. Afinal, hoje, com tanta tecnologia, é muito tranquilo evitar essas ruas onde a folia se instala – e, normalmente, elas são interditadas. Mas sempre existem aqueles desavisados.
Já para os motoristas, vale frisar que quem bebe e dirige assume o risco de matar e por mais que esse discurso seja repetido, tem gente que ainda não cortou de vez essa prática. Direção e álcool são proibidos.
As discussões no trânsito são também comuns. Mas é preciso curtir esses dias de folga e festa com leveza. Antes de entrar numa situação dessas, lembre-se que brigas no trânsito podem gerar tragédias – evite provocações e também não faça.
Cuidado com a velocidade e ultrapassagens
Tudo que é exagerado no trânsito traz muitos riscos. O excesso de velocidade, de pressa, a excitação – muito comum nesta época –, a agressividade ou até mesmo a melancolia, são fatores que levam a acidentes, pois induzem a comportamentos de risco.
Não é incomum perceber que quem tem pressa ou está muito alegre ou muito triste compensa esses sentimentos com o pé no acelerador, tenta extravasar sentimentos no local errado. Para esse grupo, é preciso destacar que a direção exige concentração e calma.
Uma outra dica importante para todos é evitar o excesso de bagagens no veículo e o de pessoas. Nas viagens, só transporte o número de pessoas corresponde ao número de cintos de segurança no veículo, verifique se as crianças estão com os equipamentos de proteção adequados a idade, e acomode de forma adequada as bagagens. Nada deve ficar solto no carro.
Como em todas as nossas recomendações de viagens, não saia antes de fazer um check up completo no seu veículo. Já que é Carnaval, se a gente pudesse comparar o trânsito com um desfile de escola de samba, a gente poderia dizer que a vistoria do carro é o momento da grande concentração da escola; e a verdadeira apoteose é voltar da festa com toda segurança; sem nenhuma derrapagem na avenida. Aproveite o Carnaval com responsabilidade. Respeite e proteja a vida.
Mais dicas - Antes de sair para viajar, lembre-se de verificar a documentação do carro e a do motorista; exija que todos usem o cinto de segurança e não use o celular na direção.
Como para boa parte do país, a previsão é de chuva, observe as condições dos limpadores de para-brisa, luzes do veículo e se os pneus estão calibrados e em bom estado. O Observatório lhes deseja sempre, um boa viagem segura!
Confira as peças produzidas para este Carnaval:
[gallery link="file" size="medium" columns="2" ids="5128,5129,5130,5131"]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.