Os uruguaios devem comemorar. Em 2019 chegaram a índices europeus em mortes por acidentes de trânsito: 12 mortes a cada 100 mil habitantes, o número mais baixo da última década no país, o que permitiu ao Movimento Maio Amarelo reconhecer o país por suas medidas de prevenção a acidentes viários.
Para alertar e conscientizar a população através de campanhas e ações desenvolvidas nos últimos anos, o Movimento Maio Amarelo do Uruguai, preparou uma série de intervenções urbanas, para ilustrar as consequências dos acidentes viários, com foco nos jovens, público mais vulnerável diante da estatística uruguaia.
Contando com a participação de estudantes, as intervenções ocorreram em várias cidades do país, alertando para o risco da direção imprudente, por ignorar as leis de trânsito e para o alto número de pessoas impactadas por essas fatalidades. Em uma dessas ações, 27 jovens simbolizaram as ocorrências de acidentes fatais de trânsito e, ao lado de cada um, havia uma placa informando a idade e causas do acidente em que a pessoa se envolveu.
Em outra intervenção foram empilhadas diversas motos envolvidas em acidentes para lembrar sobre os riscos da condução inadequada desse veículo. Motocicletas e automóveis estiveram envolvidos em 72% das mortes no trânsito daquele país. A maioria foi causada por jovens entre 20 e 24 anos de idade. Nos últimos cinco anos 87.889 motociclistas sofreram algum tipo de lesão em acidentes de trânsito e 1.253 pessoas faleceram no país vizinho.
Premiação Destaques Maio Amarelo 2019
Em junho de 2019, foi realizado em Natal/RN, o encerramento do Maio Amarelo. Durante a entrega da premiação aos “destaques” que realizaram ações referentes ao Movimento, o Uruguai recebeu uma distinção internacional, como reconhecimento às iniciativas desenvolvidas naquele país para a segurança viária.
Assista ao vídeo de uma das intervenções realizada em 2019 e que contribuiu com a conscientização:
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=Pg_yN86Uzx0&feature=emb_logo"]
Veja as Fotos:
[/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="24218,24219,24220,24221,24222,24223,24224" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.