O ano mal começou e já se aproxima o primeiro feriado prolongado em todo o país: o Carnaval. Muitos apreciam a festa de Momo e ficam em suas cidades participando de desfile, de blocos ou de bailes carnavalescos em clubes. Outros preferem por o pé na estrada e viajar. Para os que se enquadram no último grupo, uma orientação: é preciso cuidado com a acomodação das bagagens em porta-malas de veículos.
Essa acomodação exige responsabilidade para a garantia da segurança e proteção tanto do motorista quanto de todos os que dividem com ele o espaço do veículo. Sem contar ainda com outras pessoas com as quais cruzará nas vias. Ter cuidado com o que se transporta em um veículo, aliás, é preocupação que deve ser adotada no dia a dia, não deixando nada solto no interior do veículo.
A principal recomendação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é nunca transportar bolsas no colo, nem soltas no carro. O lugar de malas e bagagens é no porta-malas. O mesmo vale para sacolas de mercado, mochilas de crianças entre outros pertences como laptops etc. Outro cuidado é manter bolsas e mochilas sempre fechadas, porque se estiverem no chão, algum item pode escapar e atrapalhar o uso dos pedais.
Existem ainda diversas recomendações para o transporte de bagagens. Os primeiros cuidados são quanto ao peso que o veículo irá transportar, pois cada carro tem uma capacidade definida no Manual de Instrução. O motorista deve respeitar o limite definido. Se o motorista não sabe qual é esse limite deve buscar informações no Manual de Instruções do carro, que podem, inclusive, ser acessado via internet.
O OBSERVATÓRIO alerta ainda que a distribuição do peso é muito importante. É preciso distribuir a bagagem com uniformidade pelo carro para se garantir a estabilidade. Segundo a entidade, essa medida contribui para economizar combustível e para evitar o desgaste de peças do carro. Além de uma direção mais econômica, o motorista reduz riscos como acidentes, já que se o carro apresentar instabilidade pelo excesso de peso ou má distribuição da bagagem, podem ocorrer acidentes em situações de curvas, chuvas ou até mesmo numa descida de serra.
Cargas externas
Se o motorista for transportar cargas fora do carro como, por exemplo, bicicletas, pranchas entre outros, tudo deve estar bem amarrado e com dispositivos corretos.
O OBSERVATÓRIO destaca que esses objetos não podem exceder a largura do veículo e nem se projetar à frente do veículo. Já se ele ultrapassar a traseira – o que é permitido – ele precisa ser sinalizado, com uma sinalização vermelha e branca pra alertar os demais motoristas. Na traseira, o objeto pode projetar-se ao máximo cerca de 1,5 metro além do carro, sendo sinalizado. E fique atento, pois se o transporte for à noite, é preciso uma sinalização luminosa para alertar os demais motoristas e evitar colisões.
A checagem se a carga está bem amarrada é obrigatória e, ao longo da viagem, nas paradas verifique se tudo continua bem afixado.
Segundo a entidade, é bom lembrar que o peso da bagagem interna deve ser somado à externa e não pode ultrapassar a capacidade do carro, como destacamos acima.
Outros cuidados!
Sempre que for transportar objetos externos, cuidado para não encobrir a placa e lanternas do veículo, que precisam estar visíveis.
Também, analise se os objetos não vão prejudicar a sua visão e atrapalhar a condução. Eles ainda não devem gerar poeira ou barulho; e se houver necessidade de adotar redes para ampliar o cuidado com a fixação não hesite em fazê-lo.
Situações especiais – motos
Agora no verão é muito importante um alerta. Em muitas praias é comum ver motociclistas transportando pranchas. Essa é uma atitude arriscada e irregular; pois é muito difícil se estabilizar carregando esse tipo de equipamento e esse comportamento pode causar sérios acidentes.
E, por fim, no carro ou na moto, guarde o seu celular e tente mantê-lo fora do alcance, assim evitará distrações.
CEO do Observatório participa do PMU Regional Centro-Oeste, em Brasília/DF
No último dia 21 de novembro, o CEO do Observatório, Paulo Guimarães, participou de mais uma edição do Parque da Mobilidade Urbana. Desta vez, o evento aconteceu em Brasília e abrangeu a região Centro-Oeste do país.
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.