Desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e capazes de permitir o monitoramento das ocorrências, a construção de diagnóstico e análise dos dados sobre acidentalidade em todo o Brasil, os portais Iris e SOMA foram elogiados por responsáveis pelas áreas de análises de acidentes do Instituto Federal de Pesquisas Rodoviárias da Alemanha (BASt – Bundesanstalt für Strassenwesen) e por funcionários de outros setores, como o de pesquisas avançadas de acidentes e comportamento humano.
As plataformas foram apresentadas durante visita técnica do professor da Universidade Federal do Paraná, Jorge Tiago Bastos, que é também voluntário do OBSERVATÓRIO. A visita se deu por meio de convite de representante do Instituto, e ocorreu no período de 2 a 23 de fevereiro passado.
Bastos conta que os alemães tinham interesse em saber mais sobre a situação da segurança viária no Brasil. Essa intenção foi demonstrada durante a realização do Road Safety Five Continents Conference, no Rio de Janeiro, em maio passado. “Foi nesta época que surgiu o convite para a visita. E como o Iris é a ferramenta mais adequada para proporcionar essa visão, tomei a iniciativa de apresentá-lo à equipe do Instituto”, conta.
De acordo com o professor, a facilidade de acesso às informações e o nível de interatividade proporcionados pelo Iris, surpreenderam a equipe de técnicos alemães. E, em relação ao SOMA, foi destacada por eles a importância de a ferramenta reunir diferentes fontes de informações em uma mesma plataforma.
“A repercussão foi bastante positiva. Além disso, foi possível também, durante a visita, trocar experiências com outros profissionais do instituto nas áreas de estatísticas de acidentes, pesquisa em profundidade de acidentes, usuários idosos e análise de locais críticos de acidentes”, conta Bastos.
As plataformas Iris e SOMA integram o PGTM (Programa de Gestão de Trânsito Municipal), criado pelo OBSERVATÓRIO. O Iris é um portal com estatísticas de órgãos públicos como o IBGE e o DataSUS, e tem como objetivo socializar as informações para toda a população. Já o SOMA é um programa de gestão de dados que reúne informações de órgãos privados como o DPVAT, por exemplo.
O PGTM disponibiliza também material para ações educativas como spots de rádio e tevê, vídeos do Observar (parceria entre o ONSV e a Seguradora Líder-DPVAT) e material educativo impresso que podem ser utilizados sem qualquer custo de criação.
BAST
O Instituto Federal de Pesquisas Rodoviárias da Alemanha (BASt – Bundesanstalt für Strassenwesen) é uma instituição de pesquisa técnico-científica orientada para fins práticos na área de engenharia de transportes, que se dedica a diversos temas que resultam da interação entre o homem, os veículos e o ambiente. É atualmente a principal instituição de pesquisa em segurança viária da Alemanha. O instituto, fundado em 1951 e localizado na cidade de Bergisch Gladbach, está ligado ao Ministério dos Transportes e Infraestrutura do governo federal alemão, sendo, portanto, um órgão de suporte às decisões técnicas desse ministério em relação às políticas de transportes.
Sua missão é a melhorar as condições de segurança, compatibilidade ambiental, eficiência e desempenho de rodovias. Suas atividades variam desde o planejamento, a coordenação e o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados às necessidades de investigação do Ministério dos Transportes e Infraestrutura. Além disso, o instituto também realiza atividades de consultoria, certificação e inspeção. A figura a seguir contém o organograma do instituto, apresentando suas diversas áreas de pesquisa e atuação.
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