João da Nica, motoboy que virou empresário e youtuber com quase 500 mil seguidores, utiliza uma linguagem simples e bem-humorada para alertar aos motociclistas e principalmente àqueles que trabalham com motocicletas diariamente, motofretistas, sobre a importância de não se distraírem da pilotagem enquanto no trânsito.
É preciso que o foco e a concentração estejam acima de tudo, pois assim é possível evitar diversos acidentes que vêm inclusive, por trás de um motociclista.
“Presta atenção no que você está fazendo!”, alerta João da Nica, da mesma forma que nossos pais nos alertavam quando éramos crianças.
É preciso estar o tempo todo com o foco nos 360° à sua volta e o mais distante possível, para ampliar seu campo de visão. Os retrovisores precisam estar posicionados de forma a não ter que mexer o pescoço ou a cabeça para olhar para trás, mas apenas os olhos e sem perder a atenção à frente. E sempre, antes de mudar de faixa ou direção, olhar e confirmar se a manobra será realizada sem riscos.
É preciso estar relaxado (sem estar tenso, e não, com sono!) para que melhore a circulação sanguínea, aumente o fluxo de oxigênio no sangue e consequentemente, o raciocínio e o reflexo, fundamentais em um momento de tomar uma decisão importante em caso de emergência.
Para uma boa concentração, recomenda-se inclusive, fazer um relaxamento, uma meditação, antes de subir na moto, para que o piloto se desligue dos problemas externos à pilotagem e se concentre somente às situações que irá enfrentar enquanto pilota, pois são muitos os imprevistos.
Todos queremos chegar aos nossos destinos; íntegros e... bem humorados.
Por um trânsito mais harmônico e inteligente.
Suzane Carvalho
Núcleo de Motociclismo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
"Tá pensando em quê?" é o terceiro vídeo da série Dicas com o João da Nica.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/eoRvstc7B7M"][/vc_column][/vc_row]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.