Entre os dias 18 e 25 de setembro, o Departamento de Trânsito do Paraná, o Observatório Nacional de Segurança Viária e o Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos (Sindirepa) promovem ações especiais em Telêmaco Borba e Maringá. A comunidade contará com serviços de habilitação e veículos, orientações e brincadeiras para as crianças.
Em celebração a Semana Nacional do Trânsito, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), o Observatório Nacional de Segurança Viária e o Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos (Sindirepa) promovem ações especiais em Telêmaco Borba e Maringá. A comunidade poderá fazer consultas sobre questões de habilitação e veículos e receber orientações de educação no trânsito. Também haverá brincadeiras para as crianças.
Este ano, o tema da Semana será Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre. “Em razão das eleições não teremos atividades como nos anos anteriores, mas graças a este tipo de parceria manteremos o trabalho de orientação e serviço”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Servidores do Detran vão conversar com a população e as equipes do Observatório e do Sindirepa vão entregar material educativo e realizar jogos para abordar o tema de forma lúdica, com as crianças.
AIRBAG – Em Telêmaco Borba, o Observatório Nacional de Segurança Viária exibirá filmes cuja temática é voltada para a importância do airbag, as consequências da combinação álcool e direção e especialmente o comportamento que os pedestres devem ter no trânsito.
“Este é um momento de chamar à reflexão todos os cidadãos. É urgente prestarmos atenção ao nosso comportamento e interação que temos entre os diferentes papéis nesse ambiente chamado trânsito”, explica o coordenador de educação para o trânsito, Juan Ramon Sotto Franco.
OUTROS MUNICÍPIOS - As demais unidades do Detran também devem ter ações em parceria com prefeituras, ONGs e sindicatos, ainda que sem distribuição de material próprio.
Serviço
Telêmaco Borba
Data: 18, 19, 22, 23, 24 e 25/09
Local: Terminal Rodoviário – Rua Prefeito Cacildo Batista Arpelau, 490
Horário: 08h30 às 16h
Maringá
Data: 18 a 25/09
Local: Praça Raposo Tavares
Horário: 09 às 17h (dias úteis) e das 09h às 12h (final de semana)
Fonte: Rádio Humaitá
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.