A segurança no trânsito é uma missão coletiva. Todos nós precisamos fazer nossa parte enquanto integrantes desse momento para que nossas ações não impactem negativamente o outro.
Ao assumir o controle de um veículo, independente de qual seja, o condutor precisa estar em perfeitas condições físicas e emocionais para executar perfeitamente os pré-requisitos da direção defensiva. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os condutores são responsáveis pelos pedestres e animais que circulam pelas vias e responsáveis pelo domínio do veículo. Sendo assim, ao conduzir, cada motorista precisa estar atento aos veículos que os cercam, aos pedestres que sinalizam a intenção de atravessar, aos animais que brincam nas calçadas e às crianças que podem, a qualquer momento, sair correndo em direção ao veículo.
Os pedestres, por sua vez, precisam de atenção plena e difusa, tanto ao atravessar as ruas, quanto ao andar pelas calçadas afim de evitar frenagens bruscas desnecessárias. Imagine a seguinte cena: “o pedestre está atravessando a rua respondendo mensagens no celular. Entra na frente de um veículo que está transitando pela via com a sinalização verde. Atrás desse veículo, vários outros transitam dentro da velocidade permitida na via. O condutor ao perceber o pedestre precisa frear bruscamente afim de evitar o atropelamento, o condutor do veículo que vinha imediatamente atrás não percebeu o risco a tempo e colidiu com o veículo da frente”. Toda essa situação poderia ter sido evitada se o pedestre estivesse com sua atenção plena ao momento da travessia. Ele teria percebido que o sinal estava verde para os motoristas e sendo assim, aguardado seu momento de atravessar em segurança, respondendo a mensagem no celular.
A responsabilidade é de todos nós. Ao assumirmos essa missão coletiva, passamos a enxergar o trânsito como um fluxo, um momento em que todos estão cruzando suas rotas, vidas e histórias. Nós podemos mudar o destino de tantas tragédias cotidianas. Ao sair de casa, pense em quantas pessoas você encontra, quantas histórias desconhecidas e como tudo pode mudar em um minuto, por causa de um descuido. Juntos podemos garantir que todas as pessoas cheguem aos seus destinos e continuem suas trajetórias.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.