A Prefeitura de São José dos Campos, município no interior do estado de São Paulo, irá implantar a educação para o trânsito nas escolas da rede municipal de ensino a partir deste mês por meio do programa Educa. O evento que apresentará o programa e a adesão do município ao programa Laço Amarelo, será realizado amanhã (06), em uma celebração que antecede à Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) e contará com a presença dos representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, diretor-presidente; Jamil Megid Junior, diretor de Planejamento e Estratégia; Daniela Gurgel, coordenadora de Comunicação e Marcius D’Avila, coordenador de relacionamentos.
Ambos os programas são realizações do OBSERVATÓRIO, que escolheu São José dos Campos entre algumas cidades para implantar o projeto piloto do programa Educa. Inicialmente, cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano, de dez escolas, terão a disciplina de educação para o trânsito. Todos os livros foram produzidos pelo OBSERVATÓRIO em parceria com o Sesi/Senai e doados à Prefeitura.
O Educa é um programa inédito no país, que faz uma abordagem crítica em temas transversais como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com foco na mobilidade urbana. O conteúdo é baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos do programa incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
“São José faz história ao implantar a educação para o trânsito para os alunos. Dessa forma, está consolidando a tão sonhada cultura da segurança viária”, afirma José Aurélio Ramalho, diretor presidente do OBSERVATÓRIO.
Município Laço Amarelo
Durante o evento dessa sexta-feira também será apresentada a adesão de São José dos Campos ao programa Município Laço Amarelo. Esse programa dá sequência às ações de conscientização e segurança no trânsito desenvolvidas pelo Movimento Maio Amarelo durante todo o ano. Mantendo em pauta o tema trânsito, o OBSERVATÓRIO disponibiliza todos os meses para as prefeituras participantes conteúdos e materiais relacionados à segurança viária, além de acesso a todo acervo de pesquisas e estudos, incluindo a plataforma SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação).
A atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os sinistros de trânsito acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, investe em campanhas educativas e realiza ações diárias no município. Além do poder público, empresas e a sociedade civil organizada também podem aderir ao programa Laço Amarelo.
Para mais informações, acesse: http://lacoamarelo.org.br/index.php/quero-aderir/
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.