Dificuldade no combate à violência no trânsito em rodovias federais acontece também, devido à falta de fiscalização dos abusos de velocidade
Matéria realizada pelo portal “Estradas”, de ontem (27/02), considerando os números levantados pelo SOS Estradas e na apuração parcial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apontam crescimento no total de ocorrências, em relação aos anos de 2019, 2018 e 2017.
Em 2019, foram registrados 1.157 acidentes, para 1.213 em 2020. O número de feridos foi de 1.464, no ano passado, para 1.574 neste ano. As mortes foram de 83, em 2019, para 91, em 2020.
Esses dados baseiam-se no combate à embriaguez no volante, no uso do cinto de segurança e nas ultrapassagens proibidas, de acordo com a PRF. Entretanto, uma das principais causas de acidentes com mortalidade nas estradas não foi fiscalizado à altura: o abuso no limite de velocidade.
Vale lembrar que no Carnaval de 2019, a PRF utilizou redares portáteis normalmente e os radares fixos também operavam. Atualmente a maior parte dos radares fixos não funcionam e os portáteis são usados precariamente. Muitos sequer forma aferidos e estão fora de operação.
Leia a matéria completa em: https://estradas.com.br/balanco-do-carnaval-2020-mostra-aumento-significativo-de-acidentes-feridos-e-mortos/
Foto: Amanda Menezes/Estradas
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.