Excesso de velocidade, imprudência e irresponsabilidade ao volante são os principais fatores para esses dados alarmantes
O Jornal da Record da última sexta-feira (11), noticiou uma ocorrência de trânsito que resultou no óbito de duas adolescentes, em Maristela, Distrito de Laranjal Paulista, interior de São Paulo. Essa infração soma-se a mais 400 registradas em rodovias federais brasileiras de janeiro a setembro deste ano, devido ao excesso de velocidade. Para comentar sobre a fiscalização e os limites de velocidades nesses trechos, a reportagem conversou com o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Thyrso Guilarducci.
A velocidade máxima no local do sinistro envolvendo as adolescentes é de 60 km/h, mas segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o automóvel que provocou o sinistro estava a 160 km/h, e o condutor, dirigia embriagado.
Segundo o Observador Certificado Thyrso Guilarducci explicou, a determinação de velocidade é feita por estudos que levam em conta a área e a situação da via.
“A placa de sinalização é uma velocidade sugerida como máxima. Não quer dizer que é segura essa velocidade máxima, porque as condições adversas exigem que o motorista use o bom senso e reduza a velocidade por exemplo, em um dia de chuva, dia com garoa, neblina”, reforçou Thyrso Guilarducci.
Segundo dados da PRF, as ocorrências de trânsito causadas por excesso de velocidade tiraram a vida de 403 pessoas de janeiro a setembro de 2022. Entre feridos, são 1.183 envolvidos em sinistros com gravidade.
Assista à reportagem completa: https://twitter.com/jornaldarecord/status/1591205371108286464?t=cawPYpqwa1sWbFOEzourBg&s=08
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Quanto custa uma vida?
Sinistro de trânsito com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais. Mais uma tragédia que está aí diante da realidade brutal das nossas estradas: o descaso que mata. Enquanto os corpos ainda são retirados das ferragens, começa o ritual do jogo de empurra-empurra [...]
Reunião do Programa Observatório Educa aborda Maio Amarelo e ‘Projeto Ver e Ser Visto’
Nesta sexta-feira, 04, foi realizada uma reunião on-line para o núcleo do Observatório Educa, de forma on-line. O encontro reuniu integrantes do Educa, Observadores Certificados e foi ministrado pela Coordenadora do Programa Educa, Cynthia Ramos, do Diretor de Operações do Observatório, Ronaldo Rodrigues da Cunha, e da Diretora de Impacto Social do Observatório, Giselle Marinho.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.