A Globo RPC, de Curitiba, trouxe uma reportagem nesta quinta-feira, 20, sobre o perigo do excesso de velocidade em zonas escolares e centros de educação. A matéria se baseou no estudo "Velocidades Inseguras no Entorno de Unidades de Saúde e Escolas", fruto da parceria entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR (Universidade Federal do Paraná).
O estudo teve como autores o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO e professor Dr. da UFPR, Tiago Bastos, e os engenheiros Pedro Augusto Borges, Dara de Cezar Borszcz e Omar David Ordoñez Sayago. A pesquisa foi apresentada no 10º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024), em Guimarães, Portugal.
A reportagem destacou que, segundo o estudo, diversas escolas e centros de educação infantil de Curitiba/PR estão localizados em áreas onde muitos motoristas trafegam em velocidades superiores a 50 km/h. Esse comportamento aumenta os riscos de acidentes envolvendo alunos, pais e outras pessoas que circulam nas imediações das instituições de ensino.
De acordo com a pesquisa do OBSERVATÓRIO, das 185 escolas analisadas na capital paranaense, 79 apresentaram registros de veículos trafegando a 50 km/h ou mais. A reportagem também ressaltou que a velocidade máxima permitida nas zonas escolares de Curitiba é de 30 km/h.
Em outras 36 escolas, os registros de velocidade atingiram 60 km/h ou mais, e em 18 unidades, os veículos estavam a 70 km/h.
A reportagem da Globo RPC entrevistou Tiago Bastos, membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO e professor Dr. da UFPR, que comentou sobre a situação. "Se há veículos trafegando a velocidades elevadas nessas interseções, as crianças, que precisam atravessar a rua de qualquer lado para chegar à escola, ficam expostas a esse excesso de velocidade", explicou Tiago Bastos à equipe de reportagem.
A matéria (leia na íntegra) ainda apresentou a lista das 10 escolas com o maior número de registros de velocidade acima do permitido. Confira na galeria abaixo. Acesse o estudo completo clicando aqui!
1/3
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.