Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, levaram o programa: “Desacelere. Seu bem maior é a vida” na última 6ª feira, 24 de janeiro, para a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Durante quase três horas, mais de quinhentos cariocas e fluminenses conversaram com educadores sobre atitudes seguras ao transitar.
O anfitrião desse trabalho foi CET-Rio, que atendeu a proposta do Observatório e Uber e convidou parceiros locais para se integrarem nesse trabalho educativo. Estiveram presentes as equipes do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Operação Lei Seca, Detran-RJ, Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e Observadores Certificados.
Foram trabalhados os conceitos de excesso de velocidade, uso correto do capacete, distração ao volante (uso do celular), cinto de segurança no banco de trás, álcool e direção, além da importância do respeito a sinalização viária. Durante toda manhã, as equipes distribuíram brindes para todos que passaram pelo local da ação.
“A conscientização é fundamental no trânsito, já que o trânsito é feito por pessoas, por carros, por motocicletas, e nem sempre as pessoas seguem as normas de segurança como deveriam. E a Operação Lei Seca está hoje aqui, promovendo segurança no trânsito, juntamente com outros parceiros. Esse é o papel da Lei Seca. Lei Seca é educação”, afirmou Aldomir Torres de Oliveira, chefe de Equipe da Operação Lei Seca do Rio de Janeiro.
Para Maicon de Paula, Observador Certificado que participou da ação, é fundamental participar e entender como o cidadão usa e reage a esse trabalho de conscientização. “É muito gratificante, quando você vê que o cidadão comum, gosta quando a gente explica porque tem que vestir o capacete corretamente, apertar a fivela, usar sapato fechado. Eles gostam e prestam atenção do que você explica. Esse trabalho é realmente uma aula, bem rápida, de boas práticas no trânsito”, afirmou Maicon.
Esse trabalho vem sendo realizado pelo OBSERVATÓRIO e Uber em todo país há cerca de 3 anos em parceria com órgãos gestores locais e cinco Estados já receberam esse trabalho, incentivando empresas e entidades a colaborarem com o poder público para a conscientização sobre os riscos do trânsito, em todos os modais de transporte.
Segurança e desafios no transporte de duas rodas são destaques em Seminário no Rio de Janeiro/RJ
No último dia 28, a Mantenedora Social do Observatório, Uber, realizou, junto com a Editora Globo, o “Seminário Moto no Rio: Rotas da Mobilidade”. O evento teve como objetivo debater a segurança, os desafios e os impactos do transporte de passageiros por duas rodas.
Volta às aulas: excesso de velocidade coloca alunos em riscos
O retorno às aulas no início do ano letivo, acende um alerta a respeito da preservação de alunos e professores que vão voltar para colégios e escolas. Com a retomada das aulas, o tráfego nas proximidades das escolas tende a aumentar, mas muitos motoristas ainda não têm a conscientização de respeitar os limites de velocidade, principalmente nesses locais.
Observatório e Uber levam conscientização às ruas de Santo André/SP
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, realizam amanhã no Rio de Janeiro, mais uma ação educativa. O anfitrião desse trabalho será a CET-Rio e outros parceiros locais, como o pessoal do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Lei Seca, Secretaria de Meio Ambiente, Detran-RJ e Observadores Certificados.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.