Já está confirmado, quando Maio chegar, o Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto, vai adotar iluminação colorida de amarelo, fazendo referência ao mês de Atenção à Vida, ao mês do Maio Amarelo.
Essa ação é resultado de um acordo entre a representação do Movimento, na cidade, coordenado por Luiz Gustavo Correa, observador certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e da Fundação Pedro II, representada pela presidente, a jornalista Dulce Neves. A Fundação responde pela administração do espaço cultural desde 1995.
[caption id="attachment_4864" align="alignnone" width="660"] Luiz Gustavo Correa e a jornalista Dulce Neves abraçam o Maio Amarelo[/caption]
A conquista dará um peso ainda mais forte à Mobilização neste ano, pois é uma inciativa que acontece de forma inédita na cidade, já quem no ano passado nenhum monumento ou prédio público em Ribeirão adotou essa iluminação simbolizando o Maio Amarelo. Em todo o Brasil e no mundo a medida deu ampla divulgação ao Movimento em 2015.
Segundo Correa, a proposta agora é dialogar com a prefeita da cidade, Darcy Vera, para que outros prédios públicos também reforcem a divulgação do Maio Amarelo em Ribeirão, dando ainda mais visibilidade aos esforços de sensibilizar a sociedade para as questões do trânsito, sobretudo, para a redução dos acidentes e mortes nas vias.
Em 2015, uma série de monumentos em todo o Brasil, de Norte a Sul, e também no mundo, fizeram a divulgação do Maio Amarelo adotando a cor do Movimento; alguns municípios também instalaram o laço que simboliza o Maio Amarelo. Vale lembrar que os destaques ficaram com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; e também com a Praça dos Três Poderes, em Brasília, pela notoriedade dos monumentos no Brasil.
Para lembrar, veja algumas cidades que adotaram a iniciativa em 2015:
Amazonas - Manaus
Bahia - Salvador
Ceará
Distrito Federal - Brasília
Espírito Santo - Vitória
Minas Gerais
Rio de Janeiro - Capital
Cristo Redentor
Interior - Três Rios
Rio Grande do Sul - Canoas
Paraíba – diversas cidades
Piauí
São Paulo - Capital
Interior - Paraguaçu Paulista
Santa Catarina
Prefeitura de Blumenau
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.