A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
A secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto, Hellem Miranda, falou sobre a iniciativa do município para cumprir a meta de zerar as mortes no trânsito, alinhada aos objetivos globais e a relevância do curso promovido pelo OBSERVATÓRIO e UFPR para a promoção da segurança no trânsito da cidade.
“A segurança viária é um desafio compartilhado por municípios de todo o país, uma vez que a violência no trânsito é considera uma epidemia não apenas no Brasil, mas também no mundo. Em busca de enfrentar essa situação, o Plano de Mobilidade Urbana do Município de Ribeirão Preto (Lei Municipal n°3.187/2023) apresentou dentre suas metas a necessidade de zerar as mortes no trânsito. Tal iniciativa busca alinhar as ações locais para se atingir os objetivos globais de redução de mortes no trânsito até o ano de 2050. Dentre as ações previstas, a capacitação de equipe técnica municipal constitui papel fundamental nesse processo”.
Ela também ressaltou como é fundamental para que os agentes públicos estejam atualizados para promover essa mudança na sociedade. “Os agentes públicos são indispensáveis para a mudança de paradigma necessária para a prática de ações dentro da Visão Zero. Eles são os responsáveis pela execução das políticas públicas, planejamento, desenho, obras de infraestrutura e ações gerais de fiscalização, educação, entre outras, que permitirão atingir a meta de reduzir para zero o número de mortes no trânsito” frisou.
O curso de Capacitação em Visão Zero tem como temas abordados: I. Fundamentos de Segurança Viária; II. Introdução ao Visão Zero; III. Fatores de risco para a ocorrência e severidade dos sinistros de trânsito; IV. Tipos de sinistros e sua relação com a infraestrutura viária; V. Gestão da velocidade no ambiente urbano; VI. Noções sobre “Ruas Completas” e o uso de dispositivos de moderação de tráfego; VII. Identificação de locais críticos e efetividade de contramedidas.
Para a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto, o conteúdo transmitido nos três dias de curso será aplicado na prática à rotina da cidade, por meio de ações realizadas em conjunto com as secretarias municipais (da Infraestrutura; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; de Obras Públicas; além de membros da RPMobi (Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto), que foram representadas por integrantes das pastas, durante o curso.
“O conteúdo ministrado no curso engloba atividades de teor prático dos agentes públicos envolvidos na tomada de decisão sobre os elementos associados à Visão Zero. O desenvolvimento de projetos urbanos, implantação de infraestruturas, gerenciamento e fiscalização dos sistemas de trânsito estão presentes na prática diária dos participantes do curso. Dessa forma, entende-se que a capacitação desses profissionais deverá fomentar uma visão crítica a respeito da tomada de decisão sobre os elementos que interferem nas condições de segurança viária. Assim, a primeira turma formada no Curso de Visão Zero deverá operar como propagadora das premissas fundamentais para a garantia dos princípios dos sistemas seguros, expandindo, portanto, os conceitos apreendidos. Dessa forma, há uma expectativa sobre a qualificação da tomada de decisão a respeito das soluções desenvolvidas, buscando reduzir a letalidade do trânsito no município”, encerrou Hellem Miranda.
Vale destacar que Ribeirão Preto desenvolve diversas ações de conscientização para o trânsito seguro em parceria com o OBSERVATÓRIO. A cidade é integrante do Programa Município Laço Amarelo, já promoveu entre os profissionais da área de trânsito do município o curso Transformando Cidades: implementando o Pnatrans, além de implantar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Waldemar Roberto, o Programa Educa – sendo premiada este ano com o prêmio Senatran 2023.
Na ocasião, o OBSERVATÓRIO e a UFPR, foram representados pelo head de Mobilidade Urbana Pedro Borges, e o professor Jorge Tiago Bastos, integrante do Departamento de Transportes da UFPR, coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR e membro do conselho deliberativo do OBSERVATÓRIO, respectivamente.
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: