Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 7, a primeira reunião do Observatório Educa de 2025. O encontro serviu como boas-vindas para os municípios e colégios integrantes da comunidade do programa.
A reunião online contou com a presença do CEO, Paulo Guimarães, além de outros membros da equipe do Observatório e, claro, da atual Coordenação Nacional de Suporte Técnico Pedagógico do Programa Educa: Cynthia Ramos (Coordenadora Nacional); Thais Costa Zanluqui, (Coordenadora Adjunta); e os representantes Cristiano Ditzmann (PR), Abimadabe Vieira (PB) e Stefania Alvise (PR).
Este foi o primeiro encontro da rede do Observatório Educa em 2025. A reunião teve como objetivo apresentar os planos e o cronograma do projeto para este ano, abordando tópicos importantes como a apresentação da Coordenação Nacional de Suporte Técnico Pedagógico e o Maio Amarelo 2025.
A reunião teve início com a fala de Cynthia Ramos, coordenadora nacional, e também com uma mensagem do CEO do Observatório. Após a apresentação da equipe, foram abordadas as novidades da plataforma, bem como o calendário de planejamento.
Ao todo, serão oito reuniões de acompanhamento, de abril a dezembro deste ano. Além dessas datas importantes, vale destacar a apresentação da campanha Maio Amarelo 2025, no dia 26 de março, a cerimônia oficial de abertura do movimento, no dia 5 de maio, e o Dia D do Educa de Mobilização Nacional, no dia 25 do mesmo mês.
E por falar em Maio Amarelo, foi apresentado alguns projetos relacionados ao movimento que serão executados pelos municípios participantes da rede do Observatório Educa. O cronograma conta com oficinas, saraus, colagens, minicidadas e um projeto surpresa, que ainda será divulgado em reuniões futuras do Educa.
A plataforma de envio de ações também foi assunto na reunião. A coordenadora, Cynthia Ramos, falou sobre como publicar ações produzidas pelas escolas, no site do Observatório. A galeria serve de registro e inspiração para outros educadores.
1/2
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.