Acidentes e Semana do Trânsito foram os temas abordados
O diretor-presidente do (ONSV) OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, ministrou palestra aos rotarianos de Indaiatuba, fechando os trabalhos da Semana Nacional do Trânsito-2015, nesta segunda, dia 28, à noite. Cerca de 30 pessoas acompanharam o evento.
Durante a palestra, realizada na sede do Rotary Club, Ramalho apresentou os dados sobre acidentalidade no Brasil, revelando informações sobre fatores de risco, comportamento inadequados no trânsito, condições como ocorrem os acidentes, principais vítimas, custos dos acidentes e resultados – prejuízos sociais, previdenciários e para os mais diversos setores.
O diretor da entidade destacou ainda alguns comparativos da violência no trânsito com grandes desastres pelo mundo, que revelam a dimensão da nossa tragédia diária no trânsito. O paralelo foi feito com desastres naturais como terremotos ou tsunamis, com desastres aéreos e ainda guerras, e os números comprovam que o trânsito tem tomado à frente de qualquer catástrofe. “O trânsito no Brasil mata a cada hora cinco pessoas. O cenário é dos mais assustadores e no mundo os números também são preocupantes”, argumentou Ramalho.
Ramalho aproveitou para divulgar o trabalho do OBSERVATÓRIO durante a Semana do Trânsito, que em 2015, destacou a temática “Sou a mudança no trânsito”, apresentando as peças e vídeo veiculados para a conscientização de toda a sociedade.
Os materiais abordaram temas como comportamentos responsáveis no trânsito como não beber e dirigir, não deixar de usar os equipamentos de segurança – cinto, capacetes e cadeirinhas para crianças, não usar o celular na direção, entre outros. As peças também contemplaram o respeito à sinalização, aos pedestres, ciclistas, aos limites de velocidade e à faixa de pedestres.
O diretor do OBSERVATÓRIO também discutiu parcerias com o presidente do Rotary Indaiatuba, Cleonir Bertipaglia; e o secretário do Rotary, Nelson Ritter.
Alex Cassimiro, rotariano e também responsável pela Área de Desenvolvimento Institucional, participou do evento.
CEO do Observatório participa de reunião técnica sobre álcool e direção, em Brasília/DF
Nesta terça-feira, 08, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, marcou presença em um importante encontro promovido pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça.
Nova fase da parceria com o Observatório fortalece ações do iFood pela segurança no trânsito
O iFood – empresa brasileira de tecnologia e referência em delivery de alimentos na América Latina – renova sua parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. A colaboração vai além do apoio financeiro: a empresa também passa a integrar o Conselho do Observatório, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de estratégias e decisões voltadas à promoção de um trânsito mais seguro para todos — especialmente no contexto da mobilidade e das entregas urbanas.
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.