O programa É de Casa, da Rede Globo, explicou no último sábado (17), algumas das mudanças que entraram em vigor este mês no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e para isso, contou com a participação do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, que esclareceu algumas questões levantadas pelos apresentadores e do público participante.
Durante o quadro com mais de 15 minutos de duração, Ramalho teve a oportunidade de tirar algumas dúvidas, entre elas, sobre como afetam os condutores o aumento de pontos por infração permitido na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sobre os prazos de validade e renovação da CNH e, falou também sobre o uso adequado dos dispositivos de retenção para crianças: bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO também comentou sobre a idade e altura mínima de crianças para o transporte na garupa de motocicletas e o uso obrigatório de capacete e viseira.
Ramalho finalizou a participação lembrando que as mudanças que entraram em vigor no CTB devem ser entendidas como “protocolos, os mesmos protocolos que nós temos para covid, de usar máscara, manter distanciamento, usar álcool em gel, no trânsito é a mesma coisa. Esses protocolos, são protocolos de segurança para proteger você e os demais que ocupam a via”, encerrou.
Assista ao quadro completo em: https://globoplay.globo.com/v/9444068/
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.