Quartorze profissionais concluíram a Atualização Técnica em Direito de Trânsito, promovida pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), em parceria com o Curso de Direito da UNISC (Universidade Santa Cruz do Sul) e com apoio da Regional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Santa Cruz (RS), na última sexta, dia 11 de dezembro. Essa foi a primeira turma participante da Atualização.
Anderson André Gonçalves, advogado, presidente da Comissão Especial de Trânsito na subseção da OAB de Santa Cruz do Sul/RS, e que atua diretamente no ramo do Direito do Trânsito, elogiou a Atualização. “Foi de grande valia para profissionais que atuam nesta área, tendo em vista as recentes legislações que alteraram o Código de Trânsito Brasileiro. Participar do curso me trouxe a oportunidade de ver o direito de trânsito pelo olhar de profissionais que atuam em outras áreas como, por exemplo, policiais militares, agentes de trânsito, empresários do ramo da logística e proprietários de Centro de Formação de Condutores (CFC)”.
Gonçalves destacou entre os temas de maior interesse a questão da embriaguez ao volante (tanto na esfera administrativa, quanto na esfera criminal), tema recorrente no meu dia-a-dia como advogado e que ainda é matéria controvertida na esfera judicial, frente às diversas formas de interpretação.
Ele disse ainda que aguarda mais edições do curso, com a abordagem de novos temas para a promoção de novos conhecimentos nesta área.
Para Flávio Angelo Perin, bacharel em Direito, recém-formado pela Universidade de Passo Fundo, o curso foi também bastante positivo. “O Tenente Coronel Ordeli tem um conhecimento muito amplo da legislação de trânsito e do CTB; e mesmo com 35 anos de vivência no ramo do trânsito, atuando em autoescolas, saio engrandecido dessa Atualização. Como o curso foi também aberto aos acadêmicos, a gente percebia uma grande surpresa pelos mais jovens em relação aos conteúdos ministrados”, contou.
Perin parabenizou a iniciativa do OBSERVATÓRIO e também reivindicou novos cursos e atualizações para sua região, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o Tenente Cel Ordeli Savedra, que ministrou a Atualização, o projeto-piloto foi um sucesso e reuniu um grupo bastante heterogêneo interessado na temática. “Tivemos bacharéis em Direito, agentes de Trânsito, diretores de CFCs (Centro de Formação de Condutores) e pessoas da comunidade, integrantes do Conselho Municipal de Trânsito de Candelária”, contou.
O Tenente Cel. Ordeli Savedra avaliou que o projeto, como experiência piloto, já deixou contribuições importantes para a formação de novas turmas. “Como os interesses, de forma geral, foram bastante distintos; alguns mais voltados às normas de circulação e infrações; e outros, mais vinculados ao Direito, com curiosidades e questionamentos em penalidades, no processo administrativo e nos crimes do trânsito, já estudamos a possibilidade de turmas mais segmentadas no futuro. “Num próximo curso, talvez devamos trabalhar com públicos específicos, para atender melhor às expectativas,” comentou.
De forma geral, ele destacou que o grupo interagiu bem nos cinco encontros realizados e houve até comemoração ao final do curso.
Responsável pela área de Relações Institucionais do OBSERVATÓRIO, Alex Cassimiro, ressaltou que essa experiência foi muito proveitosa, pois serve como avaliação para novas iniciativas da entidade. “Queremos realizar novos cursos com temáticas diversas nas áreas de segurança viária, educação e outras. Temos expertise e profissionais para esse trabalho e percebemos uma demanda enorme de interessados. Vamos apostar muito em iniciativas e parcerias como estas, envolvendo universidades, cursos e entidades de classe, em 2016.”
A entrega dos diplomas da Atualização também foi realizada na sexta, último dia do curso, no campus da UNISC.
[gallery link="file" ids="4762,4763,4764,4765,4766,4767,4768,4769,4770,4771,4772,4773,4774,4775,4776"]
Regulamentação e Segurança: CEO do OBSERVATÓRIO fala ao SP2 sobre serviço de transporte por motocicletas
Na última sexta-feira, dia 16, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, concedeu entrevista ao telejornal SP2, da TV Globo, para comentar sobre o serviço de transporte por motocicletas via aplicativo na capital paulista, que voltou a ser tema de debate após mais uma suspensão desse tipo de operação na cidade de São Paulo.
A guerra silenciosa nas vias brasileiras
Guerras mobilizam nações, dominam manchetes e provocam comoção mundial. Enquanto isso, uma tragédia de proporções equivalentes ou maiores acontece diariamente nas ruas e estradas do mundo: a carnificina silenciosa do trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito – número superior às vítimas de muitos conflitos armados contemporâneos combinados. No Brasil, são mais de 30 mil vidas perdidas por ano nas estradas. Por que, então, não declaramos estado de emergência diante desta devastação cotidiana?
Barueri abre ações do Maio Amarelo em parceria com Observatório e Uber
Barueri abriu o Maio Amarelo 2025 com duas ações simultâneas: uma solenidade, com diversas autoridades municipais, na Câmara Municipal e uma abordagem educativa, num dos locais mais movimentados no centro da cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.