O Ministério dos Transportes, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), realizou na última quarta-feira (13), em Brasília, a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do Prêmio Senatran 2023. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária prestigiou a premiação da Emef Doutor Waldemar Roberto, de Ribeirão Preto/SP, que implantou o Programa Educa e foi premiada na categoria X, destinada a escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito.
“Estamos muito felizes com a parceria entre o Observatório e a cidade de Ribeirão Preto que, entre outras iniciativas de capacitação e mobilização social, ajudou o Programa Observatório Educa a conquistar o tricampeonato no Prêmio Senatran de Educação para o Trânsito”, destacou o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Nesta 22ª edição, foram contemplados 18 vencedores em 13 categorias distintas. Os destaques do prêmio Senatran 2023 vão desde iniciativas relevantes para o cumprimento do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) até soluções e projetos inovadores relacionados à infraestrutura viária.
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, foi agraciada com o troféu na categoria X, destinada às escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito. Essa premiação ao município foi possível devido ao projeto referência de educação para o trânsito desenvolvido pela RP Mobi, empresa da prefeitura, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Doutor Waldemar Roberto, com a implantação do Programa Educa, promovido em sinergia com o OBSERVATÓRIO.
Na entrega dos troféus, Ribeirão Preto esteve representada pelo superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, e pelo coordenador pedagógico da escola da rede municipal de ensino, Julio Cesar Pironi.
Para o Diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, o apoio oferecido pelo OBSERVATÓRIO com o programa Educa, para ações de Educação para o Trânsito “nesta instituição foi fundamental para multiplicação das boas práticas para a garantia de um trânsito com menos sinistros, preservando vidas.”
Na opinião do diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, a inserção do município ao programa Laço Amarelo – um projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO - também tem contribuído no trabalho para alcançar o objetivo de instalar a cultura da segurança viária no município. “Resultados positivos como essa premiação à Emef Doutor Waldemar Roberto nos motiva ainda mais a lutar por ações em prol de um trânsito cada vez mais seguro. O envolvimento de toda a população nesta causa deve ser contínuo, principalmente para salvar vidas”, finalizou.
Entre os premiados da edição 2023, estão também projetos tecnológicos, como o simulador de direção veicular para pessoas com deficiência e o sensor tridimensional de quinta roda para monitoramento veicular em caminhões articulados; programas inovadores como o Áreas Calmas, que busca reduzir o número de mortes em sinistros de trânsito pela oferta de infraestrutura que priorize os deslocamentos a pé; e até mesmo trabalhos de conclusão de cursos, como o que defende o uso de uma estratégia de urbanismo tático para recuperar a escala humana no ambiente urbano.
1/5
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: