A Prefeitura de Arapiraca, município de Alagoas, realizou no final de fevereiro uma reunião de planejamento de atividades do programa Educa para 2022. Para o mês de março está prevista a realização de oficina com os educadores sobre o programa Educa e o planejamento de ações para o Movimento Maio Amarelo.
O ano letivo municipal em Arapiraca teve início ontem (07), e a Observadora Certificada Edira Soares ressaltou a importância da utilização de formas mais sistemáticas dos conteúdos dos livros do programa Educa, assim como, de desenvolver maneiras para motivar educadores e alunos para que participem da edição deste ano da Mobi Educa.
O encontro contou com a presença da secretária de Educação de Arapiraca, prof.ª Ivana Carla Lopes; do superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito de Arapiraca, Josenildo Souza; da representante da 5ª Gerência Regional de Educação, Lucineide dos Santos; representando o Detran de Alagoas, a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Edira Soares; além de educadores da rede estadual e municipal de educação e, representantes da promoção de saúde municipal que atuam no programa Saúde na Escola.
A secretária de Educação de Arapiraca, prof.ª Ivana Carla Lopes, ressaltou a importância em dar continuidade ao Educa e pontuou com a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Arapiraca, o quanto as sinalizações próximas às áreas das 25 escolas participantes do projeto são relevantes para a segurança de crianças no trânsito. Durante a reunião, a prof,ª Ivana Lopes também sugeriu aos alunos do ensino fundamental II, o uso seguro de bicicleta em seus deslocamentos. Com a participação dessas escolas, Arapiraca alcança a marca de mais de 10 mil alunos participantes no programa Educa.
O superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito de Arapiraca, Josenildo Souza, destacou a relevância da integração entre a diretoria de Educação da SMTT Arapiraca e a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca) para ampliar e fortalecer as ações de educação para o trânsito no município.
Como primeira ação preventiva e que envolve toda a comunidade escolar a SMTT Arapiraca realizou a capacitação entre todos os motoristas e cuidadores do transporte escolar, ministrada pelo Observador Certificado e superintendente adjunto da SMTT Arapiraca, Carlos Alberto Peixoto. Esta ação dá início ao movimento que o Educa deve proporcionar em toda a comunidade escolar envolvendo educadores, alunos e famílias.
Claudia Laranjeira, articuladora do programa Educa junto às escolas do município, ressaltou a importância de mais educadores terem acesso à capacitação, e que o acesso aos livros do professor dentro da plataforma é uma importante ferramenta de apoio para os educadores.
Durante a reunião, Edira Soares realizou a entrega dos certificados aos gestores e articuladores pela participação da Mobi Educa em 2021.
Conheça o Programa Educa e saiba como levá-lo para as escolas do seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29273,29272,29271" img_size="full"]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.