Beatriz Rocha Araujo[1]
Priscilla Miyahira Borges[2]
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é uma lei que regulamenta toda e qualquer circulação em vias terrestres dentro do território nacional e os diferentes aspectos do trânsito, como os processos de habilitação, prazos de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), infrações, regulamentação dos órgãos que compõem a fiscalização, entre outras normativas que têm como objetivo assegurar maior segurança para motoristas e pedestres.
O CTB foi promulgado como Lei sob o número 9.503 de 23 de setembro de 1997, estabelecendo uma série de mudanças no comportamento das pessoas no trânsito. Ao longo dos 23 anos de vigência da referida Lei, foram realizadas 39 alterações com o objetivo de atualizá-la conforme as constantes mudanças que ocorrem na sociedade. Essas mudanças são decorrentes de inúmeras situações, como o aumento da frota automobilística, estatísticas de sinistros, novas tecnologias e o uso das vias de tráfego em seus diferentes contextos.
Leia o artigo completo em: https://bit.ly/3dckIK0
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26938" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_column_text]
[1] Beatriz Rocha - Observadora Certificada, reside em Santa Cruz do Sul (RS). Insta: @bia.r.araujo
Psicóloga, Mestre em Educação, Especialista em Psicologia do Trânsito, Perita Examinadora do Trânsito - Detran/RS e Observadora Certificada.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_separator type="small" position="center"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26939" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_column_text]
Priscilla Borges – Observadora Certificada, reside em Campo Grande – MS. Insta: @priscillamiyahira
Psicóloga – CRP 14/049574, Especialista em Psicologia do Trânsito, Observadora Certificada (ONSV).
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.