Projeto-piloto Educa será implantado inicialmente em sete escolas da Rede Municipal de Ensino, com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Na última segunda-feira (17), foi realizado o evento de lançamento do projeto-piloto Educa na Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, no bairro Santo André, em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado pela especialista em Educação para o Trânsito, Stefania Alvise Marcelo, integrante da coordenação do Projeto Educa, consultora educacional e Observadora Certificada desde 2019.
A galerinha da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, no bairro Santo André, deu um show de participação no lançamento do projeto-piloto “Educa – Trânsito na Sala de Aula”. Voltado para a mobilidade consciente, o programa propõe atividades que serão desenvolvidas em sete escolas da Rede Municipal de Ensino, com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
O Programa Educa, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO visa à implantação da educação para um trânsito seguro e uma mobilidade consciente, oportunizando ações continuas que abrangem educadores e estudantes. Dessa forma, foram disponibilizados livros, de forma gratuita, pelo OBSERVATÓRIO. Em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social, serão realizadas palestras, oficinas e orientações em geral aos estudantes.
A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, efetuou a adesão à iniciativa do OBSERVATÓRIO, que vem sendo realizada em diversos municípios, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste. Em Poços de Caldas, o projeto “Educa” conta com a parceria do Departamento Municipal de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e é empreendido pela especialista em Educação para o Trânsito, Stefania Alvise Marcelo, integrante da coordenação do Projeto Educa, consultora educacional e Observadora Certificada desde 2019.
“Esse projeto é a realização de um sonho. O trânsito já faz parte da vida da criança desde a barriga da mãe, com o primeiro veículo que a conduz. Nosso objetivo é trabalhar com temas transversais focados na educação para o trânsito, visando formar cidadãos éticos, com consciência e responsabilidade”, destaca Stefania Alvise Marcelo.
Formação
Antes do lançamento oficial do projeto, supervisores pedagógicos, gestores escolares e professores passaram por formação sobre o tema. O acompanhamento está a cargo da equipe da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Os educadores receberam o livro do professor e cada aluno participante também recebe o livro de conteúdo e atividades. “Pedagogicamente, o material é excelente. É um projeto muito bonito, que visa salvar vidas, com a prevenção no trânsito”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
Já no lançamento, os estudantes do 1º ao 5º Ano da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira participaram de uma palestra com a equipe da Secretaria Municipal de Defesa Social. “Estamos aqui hoje com a intenção de ajudar a promover um futuro melhor no trânsito para as nossas crianças, com esse projeto bonito que vai resultar positivamente no futuro”, ressaltou o agente de trânsito, Yuri Gonçalves Arantes, que representou o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, na solenidade.
Além da comunidade escolar da E.M. Antônio Sérgio Teixeira, também participaram do lançamento representantes das escolas que também receberão o projeto ainda em 2022. “Muito importante esse projeto desde cedo para que as crianças se conscientizem e que a gente evite tantos acidentes. Quando a gente ensina os pequenos, eles ensinam e cobram em casa”, pontua a diretora da E.M. Antônio Sérgio, Cláudia Braga.
O projeto piloto “Educa - Trânsito na Sala de Aula” será desenvolvido nas seguintes escolas municipais: Alvino Hosken de Oliveira, Dona Mariquinhas Brochado, João Pinheiro, José Mamud Assan, Lions Club Centro, Professora Carmélia de Castro, além da E.M. Professor Antônio Sérgio Teixeira.
Em 2023, todas as escolas serão contempladas com o projeto abrangendo os estudantes dos Anos iniciais (1º ao 5º Ano) e Anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental.
Sobre o Educa
O programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.
Conheça e leve o Programa Educa para o seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/
[vc_gallery interval="3" images="30942,30944,30945,30946,30947,30948,30949,30941,30943,30950,30951,30952" img_size="full"]
Leia a matéria completa: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/escolas-municipais-recebem-projeto-piloto-educa-para-um-transito-seguro/
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.