Caminhar é o modo de se transportar mais usado em todo o mundo. Mesmo você que tem um veículo, sempre precisa ir a pé a algum lugar. Seja no campo, seja na cidade, todo mundo caminha. Porém, em alguns estados do nosso país, esse é o modo mais perigoso de se deslocar. Nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em vários anos seguidos, o maior número de vítimas do trânsito foram os pedestres.
Em 2016 e 2017 (último ano de estatísticas disponível) morreram mais de seis mil pedestres em cada ano em nosso país, o que representa mais de 16 mortes por dia. E o que você, que vai de carro, caminhão, ônibus ou moto, pode fazer para melhorar a segurança de quem vai a pé?
Todo mundo precisa ter atenção e respeito enquanto caminha, seja a pé ou num veículo automotor. Porém, quando há uma colisão entre um veículo e um pedestre, quem se machuca é quem está mais desprotegido e por isso, existe uma máxima no trânsito que diz que: o veículo maior protege o menor e todos juntos zelam pela segurança dos pedestres.
Nossa intenção com a campanha de março do Programa Laço Amarelo é lembrar que todo mundo precisa cuidar e zelar por quem anda a pé. Se o cidadão está a pé, ele está mais vulnerável que você que está em qualquer veículo, seja até numa bicicleta, por isso, todo cuidado é pouco.
Quem vai a pé está cuidando da saúde; quem vai a pé, não está poluindo o ar; quem vai a pé não usa estacionamento e tudo isso contribui com um trânsito melhor e com um planeta mais saudável. Por isso, respeite e proteja quem vai a pé.
Agora, queremos fazer um convite a você: experimente fazer alguns dos trajetos que você faz todo dia de carro ou moto, caminhando. Você vai perceber o trânsito de outra forma. A distância com que os carros passam pela calçada; a velocidade – por mais baixa que você acha que trafega -, quando você está a pé, você a percebe de outro modo; a importância de usar a seta; tudo isso faz você refletir sobre seu modo de conduzir um veículo.
E quem vai a pé, também deve seguir as regras. Andar sempre pela calçada, procurar a faixa para travessar a rua, olhar sempre para os dois lados, nunca sair de traz de uma árvore ou carro estacionado e cruzar a rua; se não há faixa de pedestre, use o meio do quarteirão para ir de um lado para o outro e nunca atravesse na esquina. Fazendo isso, você pedestre, colabora com um trânsito mais humano e cidadão. Um ótimo mês e até a próxima!
Photo by Lucas Gouvêa on Unsplash
Spajari adere ao Selo Mobilidade Segura
A Transportadora Spajari está ativamente envolvida na segurança viária e na salvaguarda de vidas ao aderir o Selo Mobilidade Segura.
Observador Certificado, Ronaro Ferreira, participa de live sobre os Relatórios Anuais de Segurança Viária em cidades brasileiras
Ferreira, participou da live “Relatórios Anuais de Segurança Viária em Cidades Brasileiras”. O encontro online aconteceu no canal do Painel Brasileiro da Mobilidade e teve como co-organizador o Instituto Cordial.
Transportadora Garbuio adere ao Selo Mobilidade Segura
Desde 1967, a empresa tem sido uma referência no setor, atendendo às demandas dos clientes e buscando sempre a satisfação e o crescimento dos negócios. Comprometida com a qualidade e a segurança, Transportadora Garbuio cumpre rigorosamente os requisitos legais e outros aplicáveis, além de priorizar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e subcontratados, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.