Matérias

Paraná tem dificuldade para reduzir mortes no trânsito mesmo durante pandemia

Escrito por Portal ONSV

17 AGO 2021 - 08H30

Ruas vazias aumentaram a letalidade dos sinistros de trânsito

Entre 2019 e 2020, o número de sinistros de trânsito caiu no Paraná, mas o número de mortes se manteve no mesmo nível, de acordo com estatísticas do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito). O professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenador da Cooperação Técnica da universidade com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, foi um dos entrevistados pelo portal Rondon para explicar esses dados.

Segundo o levantamento, houve uma queda de 34% no total de sinistros e de 37% no total de feridos, enquanto a diminuição de mortes foi de 2,7%. Assim como no restante do Brasil, a taxa de mortalidade no trânsito paranaense está acima de 10 óbitos a cada 100 mil habitantes, o que é considerado crítico pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O comportamento dos condutores no país é um dos principais fatores para que, segundo o Datasus, cerca de 30 mil pessoas percam a vida anualmente em sinistros de trânsito no Brasil, mais de 2 mil delas no Paraná.

Segundo Tiago Bastos, “É possível que tenhamos atingido um pico. Nestes outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, estes índices começaram a melhorar depois deste pico. Já temos alguns avanços em segurança viária, por exemplo, mas ainda temos um problema com a fiscalização”, afirmou.

Em Curitiba, por exemplo, a mortalidade no trânsito cresceu 7% de 2019 para 2020. Na comparação com 2011, no entanto, a queda é de 41%.

Leia a matéria completa: https://portalrondon.com.br/2021/08/pandemia-reduz-acidentes-mas-nao-freia-letalidade-no-transito-do-parana-sao-mais-de-2-mil-mortes-por-ano/

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.