Apostar para ver é um dos riscos no trânsito, onde a prudência e a prevenção são requisitos básicos. Uma das apostas que nunca deve ser feita é estimar até onde o combustível - cujo marcador apontar os litros finais - te levará. Abastecer o veículo para garantia da tranquilidade até seu ponto de chegada é uma das qualidades do condutor consciente que busca fugir das ‘eventualidades’ que podem colocar em risco até mesmo sua segurança e a dos outros com quem compartilha as vias.
Condutores que deixam para reabastecer o veículo apenas quando o combustível está quase zerado, apostando na sorte ou pensando que agindo deste modo está economizando, correm um sério risco; o da pane seca, ou seja, ficar sem combustível nas vias ou rodovias.
No caso dela ocorrer, o trabalho de ter que encontrar um posto – que pode não estar próximo – e a demora que pode enfrentar até ter seu carro removido são apenas alguns dos outros problemas decorrentes da pane seca.
Aliado a todos esses pode vir outro, cujos custos financeiros para superá-lo costumam ser significativos: a possibilidade de danos na bomba de gasolina e de sobrecarga no sistema de alimentação do veículo. Isso porque a bomba carrega o combustível do tanque até o sistema de alimentação do motor e fica dentro do tanque. Atualmente todas elas, praticamente, são acionadas por um motor elétrico e devem ficar imersas no combustível, o que ajuda a mantê-la resfriada, prolongando sua vida útil.
Trafegar com pouco combustível colabora para o acúmulo de sujeira no tanque, sujeira essa que passa para o pré-filtro que, aos poucos, entope e vai bloqueando a capacidade da bomba aspirar o combustível e acaba queimando. A manutenção periódica deve ser feita com a troca do filtro externo e do pré-filtro; a regularidade para isso varia com as orientações do fabricante.
O problema é que, se apresentar qualquer problema, a bomba terá de ser substituída – porque não haverá como consertá-la – e os custos com a mão de obra e substituição da peça não costumam ser baixos.
Portanto, o condutor deve avaliar bem os transtornos e riscos – como o de vida (porque a parada do veículo pode até mesmo provocar acidente ou deixá-lo em local perigoso ou ermo. E já pensou se for à noite, o risco com a segurança? Além do gasto dispensável que poderá gerar a si próprio. Afinal, um tanque de combustível – ou menos que isso – pode fazer a diferença.
É importante, também, lembrar que a pane seca é considerada uma infração pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê autuação com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na Carteira de Habilitação (CNH).
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.