Acidentes de trânsito - prevenir eventos e melhorar o atendimento são exigências
Os acidentes de trânsito são uma doença, mas como qualquer outra enfermidade, tem prevenção, afirma o médico Gustavo Fraga, especialista em Cirurgia do Trauma na Faculdades de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM-Unicamp e coordenador do Comitê de Prevenção da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), que coordenará o painel Saúde, quarta etapa do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade mais segura, nesta terça.
O painel deverá incluir discussões em torno das dificuldades enfrentadas em todas as etapas do pós-acidente - do atendimento pré-hospitalar (momento do socorro às vítimas ainda nas vias e no seu transporte); o atendimento hospitalar, que exige custos altíssimos para os tratamentos desses traumas, em razão da extensa lista de profissionais envolvida no atendimento, dos equipamentos e custos de internações e tratamentos); até a reabilitação (para os poucos que sobrevivem), mas sem esquecer de tocar nas políticas de prevenção, que evitariam o agravamento de um cenário que já é o de guerra, de calamidade.
Fraga destaca que falta tudo. “Faltam recursos em todas as etapas de atendimento, faltam investimentos na formação de profissionais e uma qualificação mais adequada para atender esse cenário de tragédia; equipamentos, medicamentos, as condições hospitalares são inadequadas; e mesmo no processo de reabilitação, ainda que o país tenha algumas ilhas de excelência tem o seu trabalho estacionado quando os reabilitados não conseguem reinserção social e não têm o direito à mobilidade garantido, pois não há acessibilidade também para essa legião de sequelados permanentes”, descreve o médico.
Esse painel terá como debatedores Deborah Carvalho Malta, diretora do Depto. de Vigilância de Doenças e Agravos não transmissíveis em Promoção da Saúde - Ministério da Saúde; e Ricardo Xavier, diretor-presidente do DPVAT; e Jerry Adriano Diaz, representando o deputado Hugo Leal.
Só para contextualizar a tragédia da violência nas vias, o trânsito brasileiro matou mais de 42 mil pessoas em 2013 , de acordo com o DataSUS. Já a Seguradora Líder/DPVAT pagou mais de 763 mil indenizações (somando mortes, invalidez permanente e despesas médicas) em 2014.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.