A redução da velocidade de veículos em vias de Fortaleza, capital do Ceará, e os benefícios dessa medida para a segurança viária foram temas abordados pelo gerente-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Renato Campestrini, em entrevista ao jornal O Povo.
Confira:
Fortaleza receberá uma série de estratégias para a mobilidade. Ir e vir com segurança, esse é o foco. Para isso, a redução dos limites de velocidade é um dos principais aliados. A expectativa é de que a mudança tenha efeito direto na diminuição dos acidentes, que no primeiro semestre de 2016 somaram 126 mortes. No O POVO, o projeto Movimento Urbano vai acompanhar as intervenções e orientar sobre seus benefícios para a Cidade.
Ele cita que boas práticas mundo afora demonstram que velocidade baixa em vias coletoras e de fluxo local não gera engarrafamentos. “Em São Paulo, enquanto estava valendo a redução, o trânsito fluía normalmente. Enquanto está todo mundo numa velocidade mais estável, o fluxo não para, é constante”, disse.
As ações na Capital têm como base exemplos de cidades europeias. “Temos deficiências enormes em Fortaleza, como as calçadas. Às vezes não conseguimos fazer o ideal, mas avançamos na pauta. Exemplo são as travessias elevadas”, destacou o secretário-executivo da Conservação e dos Serviços Públicos, Luis Alberto Saboia. A pasta atua em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária.
No Rodolfo Teófilo, em 2016, foi inaugurada uma área de trânsito calmo, será replicada na Cidade 2000 e Vila União. Além da travessia elevada, são implementados prolongamentos de calçada e painel eletrônico educativo.
Este mês é chamado de Maio Amarelo e ações serão desenvolvidas para oferecer melhor infraestrutura e garantias principalmente para ciclistas e pedestres, os mais frágeis do trânsito. Neste ritmo, O POVO realiza o projeto Movimento Urbano. O primeiro de oito cadernos especiais será publicado nesta quarta, 17, com entrevistas, dados e análises sobre a convivência entre modais e pedestre. Reportagens especiais também farão parte das edições diárias do Cotidiano.
A campanha de comunicação encampada pelo O POVO contará com ações de conscientização nas ruas, como a realizada no cruzamento das avenidas Carapinima e 13 de Maio, semana passada. Outras oito ainda ocorrerão até junho. Um canal especial no O POVO Online abrigará informações sobre mobilidade e segurança viária. Além de dois debates na TV O POVO, transmitidos simultaneamente pela Rádio O POVO CBN.
Saiba mais
Vias que terão redução do limite de velocidade: Trecho da Padre Antônio Tomás, próximo ao Parque do Cocó (40km/h); áreas dos bairros Cidade 2000 e Vila União (30 km/h); e Meireles e Parquelândia (40 km/h)
Já têm redução (40 km/h), mas ganharão sinalização: Ruas Ana Bilhar e Canuto de Aguiar (Meireles), e Gustavo Sampaio e Azevedo Bolão, na Parquelândia.
SARA OLIVEIRA
http://www.opovo.com.br/jornal/cotidiano/2017/05/um-novo-caminhar-por-fortaleza.html
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
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