O cenário dos acidentes de trânsito no Brasil foi abordado pelo diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, José Aurelio Ramalho, em palestra nesta quarta-feira, 21 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A participação se deu durante evento que integrou a 45ª RAPv - Reunião Anual de Pavimentação, o 19º ENACOR – Encontro Nacional de Conservação Rodoviária, da 5ª Expopavimentação e o 1º Fórum de Pavimentação de Trânsito e de Mobilidade, promovido em parceria entre o DER/DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal), a ABDER (Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem) e a ABPv(Associação Brasileira de Pavimentação).
Em sua exposição, Ramalho apresentou programas e propostas do OBSERVATÓRIO voltadas à redução dos acidentes e das mortes no trânsito brasileiro, como o Programa de Gestão de Trânsito Municipal (PGTM) desenvolvido pelo ONSV e capaz de colaborar com as autoridades municipais para a adoção de medidas que levem à redução de acidentes em suas cidades.
Outra ação apresentada pelo diretor-presidente foi a Agenda Positiva, calendário elaborado pelo ONSV, no qual a cada mês um tema relativo à segurança viária é escolhido para reflexão e subsidiado por peças educativas , como folheto, vídeo, boletim de rádio e quadro para ser usado em circuito internos de tevê, peças publicitárias entre outros, todos disponibilizados gratuitamente aos interessados em divulgá-los. Além deles abordou também os cursos EADs produzidos e disponibilizados pelo ONSV.
Numa apresentação visual, mostrou as participantes do evento imagens de acidentes de trânsito, suas causas e consequências, assim como os custos sociais e financeiros que eles representam, destacando que apenas em 2014, segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes demandaram gastos da ordem de R$ 56 bilhões.
Aos participantes apresentou também conceitos do Projeto URBANIDADE, elaborado pelo ONSV com vistas ao trânsito seguro, e que conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. O URBANIDADE se fundamenta nos cinco eixos estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a Década Mundial de Ações para a Segurança Viária – 2011/2020: infraestrutura e gestão, fiscalização, saúde, educação e segurança veicular.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.