O Observatório Nacional de Segurança Viária realiza nos dias 6 e 7 de maio, em Foz do Iguaçu/PR, o 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável. O evento será realizado na Tríplice Fronteira justamente para marcar a Abertura Internacional do Maio Amarelo.
Além disso, nos dois dias de evento, o seminário irá reunir especialistas, autoridades, organizações e o público em geral de diversos países para discutir e promover a conscientização sobre a segurança viária e mobilidade urbana sustentável, com elevado nível técnico nas discussões.
"O evento é uma ótima oportunidade para a troca de informações entre especialistas de diversas nacionalidades, inclusive, da Europa, que irão trazer para a discussão o cenário da segurança viária e da mobilidade urbana em seus países", comenta o CEO do Observatório, Paulo Guimarães.
"Além disso, iremos marcar oficialmente a abertura internacional do Maio Amarelo, uma iniciativa criada no Brasil pelo Observatório e que já no ano passado registrou ações em mais de 20 países", completa, Paulo Guimarães.
Público alvo
Em sua maioria, estarão presentes gestores municipais, estaduais e federais, representantes das polícias, de concessionárias de rodovias, empresas de sinalização e fiscalização, CFCs (Centros de Formação de Condutores), gestores de frota, pesquisadores, consultores de segurança viária, entre outros.
O que é o Maio Amarelo?
É um movimento de conscientização criado pelo Observatório para a redução de sinistros, mortes e feridos no trânsito. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Mas qual o motivo?
Porque cerca de 33 mil pessoas morrem por ano no trânsito brasileiro
-O Brasil é um dos países com mais mortes e lesões no trânsito;
-A maioria das vítimas são jovens, entre 18 e 24 anos;
-Em sua maioria, o setor de traumas dos hospitais é ocupado por vítimas de ocorrências no trânsito;
-A causa da segurança no trânsito se tornou uma bandeira de ESG em empresas, prefeituras, organizações e órgãos públicos, já que todos nós, de alguma forma, nos locomovemos no dia a dia;
Programação do evento
Dia 1 | Segurança Viária - Desafios e Soluções Inovadoras | Dia 2 | Mobilidade Urbana Sustentável e Segura |
- Abertura com apresentação de autoridades locais e organizadores | - Exibição de vídeos e campanhas educativas |
- Cerimônia de Abertura do Maio Amarelo Internacional | - Sessão Plenária: O Futuro da Mobilidade Humana |
- Seção plenária: O Estado da Segurança Viária no Mundo | - Painel de Discussão: Desafios da Mobilidade em Diferentes Contextos Urbanos |
- Painel de Discussão: Políticas Públicas de Segurança Viária nos países e casos de sucesso | - Apresentação Interativa: Pesquisa científica, big data e IA para a Mobilidade Segura |
- Mesa-Redonda: O papel da iniciativa privada na promoção da segurança viária | - Painel de Discussão: Educação para o Trânsito, Formação de Condutores e Fator Humano |
- Painel de Discussão: Planos Municipais de Segurança Viária | - Mesa-Redonda: Financiamento e Investimentos em Segurança e Mobilidade |
- Recepção de Networking | - Encerramento |
Saiba mais e adquira seu ingresso através do link: https://www.onsv.org.br/comunicacao/eventos/smhss
Ação educativa será realizada em Santo André, grande ABC paulista
Será realizada amanhã, 17/12, a partir das 7h, no centro da cidade de Santo André mais uma ação educativa de conscientização para um trânsito seguro entre a Prefeitura da cidade, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com profissionais do OBSERVATÓRIO, incluindo Observadores Certificados e a Uber, empresa Mantenedora Social do OBSERVATÓRIO.
Brasil em Guerra: A violência viária supera as mortes por armas de fogo no Brasil - e ninguém fala sobre isso
Confira o artigo do nosso CEO, Paulo Guimarães, publicado na revista NTUrbano
Observadora Certificada ocupa cadeira da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea
Abimadabe Vieira, tomou posse da cadeira número 17 da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea (AMCLAC).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.