Na manhã desta terça-feira (19) o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou mais uma edição da Reunião dos Mantenedores Sociais. Desta vez, o encontro foi realizado no SEST SENAT, em São Paulo/SP. Esta foi a última reunião entre os Mantenedores do Observatório em 2024.
Estavam presentes na reunião Gustavo Faria, Presidente da Gol Plus, Yuri Villacorta, Gerente de Comunicação e Segurança Viária da Uber, Patrick Feno, Gerente de Segurança de Transportes da Raízen e Rafael Marcheli, do Sest Senat.
Rafael Tartaroti, Gerente de Segurança Viária do IFood, Carla Imbrosi, do IBP e Joelson Vellozo, Head de Relações Institucionais do Gringo, marcaram presença na reunião de forma online. Além dos representantes do Mantenedores Sociais, o encontro contou com a presença de José Aurélio Ramalho e Prof. Tiago Bastos, Presidente e Membro do Conselho Deliberativo do Observatório, respectivamente.
Livia Cezorelli, gerente executiva de Comunicação do Sistema Transporte, foi a responsável por dar início ao encontro, fazendo uma breve apresentação institucional do Sistema Transportes. Após a abertura, o CEO do Observatório apresentou os novos membros do Conselho de Mantenedores, fruto de uma ampliação da parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP): Raízen, Vibra e Ipiranga.
Em seguida, Paulo Guimarães apresentou todas as atividades realizadas pelo Observatório no segundo semestre. A apresentação foi organizada em uma linha do tempo e destacou as principais postagens, textos, eventos, entrevistas e projetos do Observatório, de agosto a novembro.
Os presentes puderam acompanhar momentos importantes do Observatório, como a participação no 80º Encontro Nacional dos Detrans, os materiais da Semana Nacional de Trânsito, a visita do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, à sede do Observatório, o Encontro Nacional de Observadores Certificados 2024, a participação de Observadores e de Tiago Bastos, membro do Conselho Deliberativo, no 38º ANPET, entre outras ações.
Após a linha do tempo, Paulo Guimarães apresentou os principais estudos e pesquisas elaborados ou nos quais o Observatório teve participação técnica. Nesse momento, o CEO falou sobre algumas publicações acadêmicas que se destacaram no 38º ANPET e também no 10° Pluris, em Portugal.
Paulo Guimarães também abordou o lançamento do Relatório Comparativo entre Homicídios por Armas de Fogo e Sinistros de Trânsito e da Avaliação do Nível de Informações Disponibilizadas nos Portais dos Detrans, ambos frutos de uma parceria entre o Observatório e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O CEO comentou a repercussão do Observatório na mídia, impulsionada pelos importantes projetos, parcerias e pelos estudos e pesquisas recentemente produzidos. Paulo Guimarães apresentou aos presentes as marcas e os números de visualizações, alcance e crescimento das redes sociais e do site do Observatório. Também foi apresentada aos representantes dos Mantenedores Sociais a programação da Visão Estratégica do Observatório para 2025, que abordou os aspectos de advocacy, ações institucionais, impacto social, a área de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), futuros eventos, entre outros pontos.
Laço Amarelo
Houve um momento dedicado ao Programa Laço Amarelo, no qual foi reforçado o novo formato do programa, que visa aproximar a comunicação do público por meio do personagem Má-Influencer.
A proposta busca promover a interação de forma mais leve e bem-humorada. Assim, foram apresentados, em primeira mão, os materiais que os integrantes da rede Laço Amarelo (e também os mantenedores) irão receber no mês de dezembro.
O CEO também mencionou o Laço Amarelo Day, realizado no dia 25 de setembro, no PIT (Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos/SP). O evento foi uma oportunidade para reunir os parceiros do Programa Laço Amarelo.
Maio Amarelo 2025 e Programa Educa
A última reunião dos Mantenedores reservou um momento para falar sobre o Movimento Maio Amarelo 2025. Foi apresentado o tema do próximo ano: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana. Durante o encontro, foi feito um convite aos presentes para que desenvolvam campanhas complementares em conjunto, com o objetivo de potencializar o Movimento Maio Amarelo do próximo ano, com o apoio de Criadores e Influenciadores selecionados pelos Mantenedores Sociais. A ideia é que os conteúdos complementares sejam distribuídos em todas as redes sociais.
No encontro, também foi discutido o novo momento do Programa Educa, que terá uma plataforma digital de conteúdos educacionais. A nova fase permite modernizar a experiência educacional, disponibilizando conteúdos online e dinâmicos que se adaptam às necessidades de cada escola, professor e aluno.
1/4
Budel adere ao Selo Mobilidade Segura
Com o Selo a Budel está fazendo a diferença na segurança rodoviária e na prevenção de tragédias no tráfego
Veronese adere ao Selo Mobilidade Segura
Mogi das Cruzes (SP) adere ao Programa Laço Amarelo
Mogi das Cruzes (SP), firma parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do programa Município Laço Amarelo, reforçando o seu compromisso com a cultura da segurança no trânsito brasileiro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.