Coletiva reuniu o atual Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro e o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa
Na última quinta-feira (30/09), o atual Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro e o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa acompanharam a cerimônia de comemoração dos 10 anos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em Indaiatuba/SP no Teatro do Ciaei. Ao final da cerimônia, eles participaram de uma coletiva de imprensa promovida pelo OBSERVATÓRIO e responderam às perguntas da imprensa regional.
O atual presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, que também é secretário municipal de Mobilidade Urbana de São José dos Campos/SP e ex-diretor técnico do OBSERVATÓRIO também esteve na coletiva e falou com exclusividade para o Programa do Rubinho, na TV Sol Comunidade, canal local de Indaiatuba.
Segundo Paulo Guimarães: “A gente vê uma evolução, ou seja, estamos conseguindo reduzir as mortes e lesões no trânsito de forma gradativa, e a partir de agora, 2021, existe um novo compromisso, que é uma nova década de ações onde a gente vai concentrar esses esforços não só aqui em Indaiatuba, que é uma cidade que está muito bem organizada, que está muito bem gerida do ponto de vista de segurança, mas toda a região metropolitana de Campinas, expandindo para todo o Brasil.”
Na oportunidade, foram divulgados os dados preliminares de mortes em todas as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Segundo os dados do DataSus (Ministério da Saúde), analisados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, 2020 registrou aumento de mortes por sinistros de trânsito nas cidades da RMC.
Ao todo, foram registradas 376 mortes no ano passado, um aumento de 7%, se comparado com 2019, que totalizou 356 óbitos. Das 20 cidades que integram a RMC, nove delas tiveram aumento; três mantiveram os mesmos números de 2019 e apenas oito registraram queda no total de mortes. De 2015 a 2020, houve uma redução de 6% no total de mortes registradas em toda região.
Assista à entrevista completa: https://fb.watch/8tg-dunPBg/
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28206,28205" img_size="full"]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.