O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária já prepara ações de adesão à 4 ª Semana Mundial de Segurança, programada pelo ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada de 8 a 14 de maio. A semana tem como tema neste ano a gestão da velocidade, com o mote Salve Vidas, reduza a velocidade (Save Lives#Slow Dow).
O tema, inclusive, é bastante oportuno para o Brasil (e para as Américas), uma vez que a velocidade excessiva/inapropriada é um dos principais fatores de risco para lesões e mortes no trânsito, contribuindo para mais da metade dos acidentes fatais em países de baixa e media renda, destaca José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
A 4ª Semana de Segurança no Trânsito tem por objetivo aumentar a conscientização sobre as consequências da velocidade excessiva no trânsito e os benefícios de reduzi-la. Busca ainda promover soluções baseadas em evidências para a gestão da velocidade, dirigida a instâncias normativas e executivas, e obter dos gestores e demais encarregados das politicas de segurança viária o comprometimento na busca de soluções para esse problema, ao fim da Semana Mundial.
As atividades em adesão à Semana Mundial, de acordo com a ONU, podem se dar em forma de caminhadas, passeios, palestras, entrevistas, debates, mídias sociais, concursos, seminários ou mesas redondas chamando atenção sobre o tema. Outra atividade sugerida pela Organização são intervenções de moderação de tráfego em algumas ruas, com apoio das autoridades locais.
Parceira no evento, a OMS (Organização Mundial da Saúde) desenvolveu um website: www.unroadsafetyweek.org, no qual é possível encontrar detalhes sobre porquê e como reduzir a velocidade, além de material audiovisual para divulgação, textos informativos, infográficos, ideias, experiências, soluções, e demandas para instâncias normativas e decisórias.
O site traz também espaço para registrar online as atividades que ocorrerão em todo o mundo. Na página é possível, ainda, baixar os cartazes com as logos nas cinco línguas das ONU e para você postagem de foto da pessoa, da sua equipe, de amigos e colegas integrados à campanha. No cartaz é estimulado que o participante escreva o porquê e por quem você reduziria a velocidade.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.